Região Sul pode ter chuva forte nesta terça

10/04/2017 às 23:06
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Recorde de frio à vista em capitais.

Ainda chove nos três estados da Região Sul nesta terça-feira, por causa do deslocamento de uma frente fria que chega ao Paraná. A chuva enfraquece sobre Rio Grande do Sul, mas pode cair moderada a forte em áreas de Santa Catarina e do Paraná.

 

 

Chuva enfraquece no RS

Finalmente para de chover sobre o oeste e sobre o sul do Rio Grande do Sul, depois de três dias de dilúvio. Choveu mais de 200 mm entre os dias 7 e 10 de abril nas áreas de fronteira com o Uruguai e com a Argentina. Nesta terça-feira, ainda chove na Grande Porto Alegre e na faixa norte do Rio Grande do Sul, mas a chuva não dever volumosa como no oeste e sul do estado. A previsão é que a chuva vá parando até a noite. A temperatura está em declínio e a sensação será de frio à noite.

 

Mais de 200 mm no sul e oeste do RS

 

SC e PR com risco de chuva forte

A frente fria avança sobre Santa Catarina e Paraná e nuvens carregadas se espalham sobre os dois estados. As pancadas de chuva ocorrem várias vezes no decorrer do dia. Há risco de raios e pode chover com moderada a forte intensidade, incluindo a Grande Florianópolis e a Grande Curitiba. Atenção com fortes rajadas de vento que podem ocorrer junto com a chuva.

 

 

Ar polar

As nuvens de chuva forte saem do Sul do Brasil no durante a quarta-feira enquanto o ar frio de origem polar se espalha sobre a Região. Esfria nos três estados, mas ainda não é frio para geada. O sol e o tempo seco predominam no Sul até a sexta-feira, mas a chuva volta a aumentar no fim de semana da Páscoa.

Não deixe de confira a previsão para a Região Sul atualizada diariamente

 

 

 

 

Capitais podem ter recorde de frio

A nova frente fria que avança sobre o Sul do Brasil nesta terça-feira traz uma massa de ar de origem polar que se espalha sobre com moderada intensidade sobre a Argentina e sobre o Uruguai. Ao ar frio chega enfraquecido ao Brasil, mas mesmo assim, combinado com o excesso de nebulosidade e a falta do sol poderá causar novos recordes de temperatura em capitais do Sul.

 

Porto Alegre pode ter novo recorde de frio

O maior impacto desta massa de ar origem polar será sobre o Rio Grande do Sul que já começa a esfriar nesta terça-feira. Na quarta, 12 de abril, a capital gaúcha poderá viver sua tarde mais fria do ano até agora e a madrugada de quinta poderá ser a mais fria para 2017. Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, a menor temperatura em Porto Alegre este ano é de 13,3°C, em 18 de março. A menor temperatura máxima e tarde mais fria foi a do dia 12 de março, quando a máxima não passou de 23,4°C.

 

Esfria mais na Páscoa ou no feriado de Tiradentes?

 

Recorde de frio à vista para Florianópolis

 

Florianópolis, capital de Santa Catarina, também é forte candidata a registrar novos recordes de frio para 2017 nos próximos dias. Na tarde da quarta, 12, e ou da tarde de quinta-feira, 13 de abril, Florianópolis poderá bater o recorde de menor temperatura máxima do ano e ter a tarde mais fria de 2017 até agora. A madrugada da quinta-feira, 13, poderá ser a mais fria do ano. Pelas medições o Instituto Nacional de Meteorologia, a menor temperatura deste ano em Florianópolis é de 17,0°C, em 18 de março e a menor temperatura máxima (tarde mais fria) é de 23,6°C em 2 de abril.

 

Curitiba também vai esfriar nos próximos dias com a passagem desta nova massa de ar de origem polar sobre o Sul do Brasil, mas a chance de novos recordes é baixa.

 

Como fica a chuva no Brasil até o dia 25 de abril?

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

21°
min

28°
max

5mm / 90%

Porto Alegre - RS

19°
min

30°
max

0mm / 0%