Previsão de chuva para a Região Sudeste

04/05/2017 às 19:22
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Chuva chega ao ES no fim de semana

Os quatro estados da Região Sudeste terão um pouco de chuva até o domingo, mas desta vez, não é por causa de uma frente fria.

 

  

Chuva começa por SP

Áreas de instabilidade que cresceram entre o Paraguai e o norte da Argentina avançaram sobre o Sul do Brasil e nesta sexta-feira espalham nuvens carregadas também sobre São Paulo. Pancadas de chuva podem ocorrer em todas as regiões paulistas e há risco de chuva moderada a forte. Veja mais detalhes do tempo em São Paulo.

 

Previsão de chuva para MG e RJ

Nesta sexta-feira, estas áreas de instabilidade começam a influenciar também o centro-sul do Rio De Janeiro, a região do Triângulo Mineiro e o centro-sul de Minas Gerais, incluindo a Grande Belo Horizonte. Nestas áreas, as pancadas de chuva só devem começar durante a tarde e se estendem pela noite. Há risco de raios, mas a chuva que ocorrer não será muito forte e nem vai se prolongar por muitas horas.

Saiba mais sobre o tempo no Rio de Janeiro nos próximos dias.

 

Por enquanto não tem previsão de chuva para o Espírito Santo, nem para o norte e leste de Minas Gerais, onde estão os Vales do Rio Doce e do Jequitinhonha.

 

 

 

 

As imagens de satélite mostram o movimento das camadas de nuvens!

 

 

Cavado avança sobre o Sudeste

As nuvens carregadas que avançam do Sul do Brasil para a Região Sudeste são associadas ao deslocamento de um cavado atmosférico. Um cavado é uma circulação de ventos no sentido horário que acontece em vários níveis da atmosfera. Este tipo de circulação força a concentração de umidade e facilita a formação de grandes nuvens. Os cavados podem ocorrer em qualquer lugar, em qualquer dia do ano, mas não trazem o ar polar como as frentes frias.

No primeiro fim de semana de maio, este cavado avança sobre a Região Sudeste. Veja o que acontece com o tempo nos próximos dias.

 

 

 

 

Acompanhe a chuva no RJ pelo radar do Sumaré no RadarRJ

 

 

Fim de semana

Por causa do deslocamento do cavado sobre a Região Sudeste no fim de semana, as áreas de instabilidade chegam ao Espírito Santo no sábado. Assim, muitas regiões de Minas Gerais e todo o estado do Rio de Janeiro ainda podem ter pancadas de chuva. Mas a tendência para o domingo é de diminuição das condições para chuva. Confira como fica o tempo no Sudeste no primeiro fim de semana de maio.

 

Não há previsão de entrada de ar polar sobre a Região Sudeste. Faz um friozinho de noite, especialmente nas regiões serranas, mas as temperaturas devem ficar agradáveis no fim de semana.

 

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

12°
min

20°
max

1mm / 0%

Rio de Janeiro - RJ

14°
min

24°
max

5mm / 60%