Norte fica mais seco neste feriado

14/06/2017 às 16:10
por Maria Clara Machado

Oferecimento
Baixa umidade pode deixar áreas em atenção

Uma extensa massa de ar seco vai se intensificar sobre o Brasil nos próximos dias e influenciar também grande parte da Região Norte do país.

 

O feriado prolongado de Corpus Christi será marcado por sol forte e muito calor nas áreas do centro-sul e leste do Pará, do sul do Amazonas, além dos estados do Tocantins, Acre e Rondônia. Depois da última friagem no fim de semana passado, as temperaturas voltaram a ficar elevadas em Rio Branco (AC) e em Porto Velho (RO). Palmas (TO) igualou o recorde calor do ano essa semana.

 

Você viu? Calor bate recorde no Tocantins 

 

Umidade do ar fica baixa

A redução nos níveis de umidade do ar vai afastar qualquer possibilidade de chuva nos próximos dias nessas áreas. A população deve ter atenção redobrada com os índices críticos de umidade do ar que podem ficar entre 30% e 21% nas horas mais quentes do dia, deixando municípios em situação de atenção, segundo dados da Organização Mundial da Saúde. É muito importante beber bastante água nessas situações para manter o corpo hidratado e diminuir o desconforto causado pelo ar muito seco.

 

Grande contraste de umidade

Enquanto grande parte do Norte fica mais seco e quente, a umidade ainda é alta no extremo norte da Região. Entre Roraima, Amapá, o norte do Amazonas e o norte do Pará, as condições para pancadas de chuva serão altas. As nuvens carregadas são resultados do calor e da alta umidade do ar e provocam pancadas de chuva com raios, de moderada a forte intensidade.

 

Esse contraste de umidade sobre a Região Norte vai persistir por vários dias, situação que é comum para esta época do ano. O inverno no Brasil começa oficialmente no próximo dia 21 de junho às 01h24, no horário de Brasília.

 

Acompanhe a previsão para toda a Região Norte.

 

Confira a previsão completa para o feriado de Corpus Christi em todo o Brasil. 

CIDADES RELACIONADAS

Palmas - TO

22°
min

31°
max

35mm / 90%

Porto Velho - RO

23°
min

31°
max

15mm / 90%