Previsão de neve para o Sul do Brasil

13/07/2017 às 16:38
por Josélia Pegorim

Atualizado 13/07/2017 às 18:56

Oferecimento
Forte onda de frio entra no país a partir de 17 de julho

A Região Sul do Brasil poderá ter neve novamente este ano. A possibilidade está sendo considerada por causa da forte onda de frio prevista para o país a partir do dia 17 de julho, que vai fazer a segunda quinzena de julho começar gelada. A temperatura volta a despencar no Sul, em muitas áreas do Sudeste, do Centro-Oeste e o ar polar vai chegar a Rondônia e ao Acre.

 

Neve

A grande sensação desta nova massa de ar polar sem dúvida será a neve. Desta vez, as condições para a ocorrência do fenômeno são mais consistentes do que no dia 9 de junho, quando se observou o primeiro evento de neve na Região Sul no outono/inverno de 2017.

A previsão de neve é apenas para o dia 17 de julho de 2017, segunda-feira. A possibilidade de neve, ou de fenômenos como chuva congelada, é considerada para as áreas de planalto e serra do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. A chance de neve existe até para cidades de menor altitude da serra gaúcha. O sul do Paraná também tem chance de ter neve ou chuva congelada, porém a chance é menor do que nos demais estados do Sul. Não se pode descartar também a chance de nevar em áreas mais baixas no sul do Rio Grande do Sul, em regiões próximas da fronteira com o Uruguai e também em território uruguaio.

O sincelo, belo fenômeno que exige muita umidade, frio intenso e ventos também poderá voltar a ocorrer nas áreas elevadas da serra catarinense.

 

 

 

 

Confira informações da neve do dia 9 de junho de 2017

 

 

 

Foto: Jeane Vieira, São Joaquim/SC - neve em 9/6/17

 

 

Foto: Jeane Vieira, São Joaquim/SC - neve em 9/6/17

 

 

Foto: Mycchel Hudsonn Legnaghi - Agência São Joaquim Online, São Joaquim/SC - 9/6/17

 

 

Alerta para "viento blanco" na Argentina

Por causa desta forte frente fria que já começou a influenciar a Argentina, o serviço nacional de meteorologia argentino emitiu vários alertas, para diferentes áreas do país, sobre nevascas, ventos intenso e frio intenso. Pode ocorrer o "viento blanco" que é uma ventania nas áreas mais elevadas da cordilheira dos Andes que levanta muita neve. A neve soprada forma uma cortina de neve que reduz a visibilidade. Além disso, o vento intenso aumenta ainda mais o frio e causa morte por hipotermia. Há também previsão do "viento zonda", fluxo de ar que desce a cordilheira dos Andes para a Argentina, acelerado e sofrendo aquecimento adiabático de 3000 metros ou mais. 

Veja o alerta original

 

ALERTA METEOROLOGICO N° 44 (11:30 HOA)
Buenos Aires, 13 de Julio de 2017

Fenómeno:  POR VIENTOS INTENSOS EN CORDILLERA

 

Zona de Cobertura:     ZONA CORDILLERANA DE CATAMARCA. ZONA CORDILLERANA Y PRECORDILLERANA DE LA RIOJA. ZONA CORDILLERANA Y PRECORDILLERANA DE MENDOZA. ZONA CORDILLERANA DE SALTA. ZONA CORDILLERANA Y PRECORDILLERANA DE SAN JUAN.

 

 

"SE ESPERA QUE POR LO MENOS HASTA EL DOMINGO 16, EL AREA DE COBERTURA SEA AFECTADA POR VIENTOS INTENSOS DEL SECTOR OESTE CON VELOCIDADES ENTRE 70 Y 120 KM/H CON RAFAGAS, CON LAS MAYORES VELOCIDADES PREVISTAS POR ENCIMA DE LOS 3500 MTS, PROVOCANDO VIENTO BLANCO. SOBRE LA ZONAS CORDILLERANAS DEL SUR DE MENDOZA Y LAS ZONAS PRECORDILLERANAS DE SAN JUAN, LA RIOJA Y MENDOZA, SE PREVE LA OCURRENCIA DE VIENTO ZONDA."