Sul do Brasil ainda terá temperatura negativa nesta sexta

20/07/2017 às 15:13
por Josélia Pegorim

Atualizado 20/07/2017 às 15:18

Oferecimento
Será o quinto dia consecutivo de frio abaixo de zero na Região Sul

A parte mais intensa da forte massa de ar polar que entrou no Brasil no começo da semana já está sobre o mar. Mesmo assim, nesta sexta-feira, 21 de julho, temperaturas negativas ainda devem ser registradas no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. A tendência é de elevação de temperatura no fim de semana e as menores temperaturas devem ser positivas. Confira a previsão para a Região Sul.

De forma geral, com o ar polar intenso se afastando do Brasil nos próximos dias, a tendência é de elevação da temperatura no país.

 

Paraná já está positivo

O amanhecer de 20 de julho ainda foi gelado no centro-sul do Brasil. A Região Sul voltou a registrar temperaturas negativas pelo quarto dia consecutivo. Na quinta-feira, 20, apenas o Paraná não teve frio abaixo de zero.

Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia e do Epagri-Ciram*, órgão de monitoramento hidrológico, ambiental e meteorológico do governo de Santa Catarina, a menor temperatura no Brasil e em Santa Catarina no dia 20 de julho de 2017 foi 6,9°C negativos, em Bom Jardim da Serra, na parte mais elevada da serra catarinense. A medição foi do Epagri-Ciram. No Rio Grande do Sul, a temperatura mais baixa foi 2,7°C abaixo de zero em Bom Jesus e em Vacaria, também pela medição das estações do Epagri-Ciram. No Paraná, a temperatura mais baixa foi 0,4°C em São Mateus do Sul.

 

 

Ranking do frio abaixo de zero

Desde o dia 17 de julho, início de atuação desta forte massa de ar frio sobre o Brasil, a menor registrada foi 8,8°C negativos no dia 19 de julho, em Bom Jardim da Serra, na serra catarinense. A medição foi do Epagri-Ciram.

No dia 20 de julho, considerando as medições do INMET* e do Epagri-Ciram *, 28 locais no país tiveram temperatura abaixo de zero. Confira como está o .

 

Veja como está o Ranking do Frio Abaixo de Zero no Brasil em 2017

 

 

 

 

O termômetro do Ranking do Frio no Brasil 2017 só marca temperaturas abaixo de zero. Quanto mais frio, mais negativo, mais para baixo. As temperaturas negativas ficam do lado direito do termômetro, no meio a data e do lado esquerdo, a quantidade de locais que registraram temperaturas abaixo de zero. A temperatura que aparece ao lado de cada dia é a menor observada neste dia. São consideradas as medições feitas pelo INMET* e pelo EPAGRI/CIRAM*, que podem ser facilmente verificadas por qualquer pessoa que tenha acesso a internet. Se há mais de uma medição na área de uma cidade, é considerada a mais baixa de todas as temperaturas.

Este termômetro será atualizado sempre que ocorrer alguma temperatura abaixo de zero medida por estas instituições.

 

*EPAGRI -  Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina/ CIRAM - Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina

INMET - Instituto Nacional de Meteorologia

 

Notícias - informações importantes do tempo e do clima

 

 

Foto: Mycchel Hudsonn Legnaghi, São Joaquim/SC - geada em 20/7/17

 

 

#fotografeotempo

Tem sempre alguma coisa no céu para contar a história do seu dia

Participe!

seu vídeo pode ser divulgado no nosso canal do Youtube, no site e nas redes sociais. É só gravar a condição do tempo e mandar para o nosso Whatsapp: 11 9 9420-7548.

Um meteorologista para satisfazer a sua curiosidade! Confira em  #pergunteaometeorologista

 

Notícias - informações importantes do tempo e do clima