Chuva diminui no RJ nesta terça-feira

20/11/2017 às 19:24
por Josélia Pegorim

Atualizado 20/11/2017 às 20:55

Oferecimento
A semana é de alerta para problemas causados pela chuva volumosa

As áreas de instabilidade enfraquecem sobre o Rio De Janeiro nesta terça-feira e a chuva diminui. Mas isto não quer dizer que a chuva vai parar de vez. A semana é de alerta no estado Rio de Janeiro para os transtornos provocados por muita chuva acumulada. Há risco de deslizamento de terra e de transbordamento de córregos e rios até o fim da semana, incluindo áreas no Grande Rio.

 

 

A maior parte do estado, incluindo o Grande Rio terá até algumas horas com períodos de sol e muita nebulosidade nesta terça-feira, 21 de novembro, mas sem chuva. O Norte e o Noroeste Fluminense só poderão contar com essa melhoria durante a tarde. Porém, a chuva volta pode voltar pesada no fim da tarde e à noite por todo o estado. Com a diminuição da chuva e a expectativa de um pouco de sol, a temperatura sobe na cidade de Rio de Janeiro nesta terça-feira. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a temperatura máxima no feriado de 20 de novembro foi de 25,8°C.

 

Mais chuva a partir de quarta

 

A quarta e a quinta-feira, 24, serão novamente com chuva persistente e volumosa por todo o estado do Rio de Janeiro. As condições para chuva aumentam com a chegada de outra frente fria ao litoral fluminense. Uma relativa trégua da chuva está prevista para a sexta-feira e no fim da semana, quando cariocas e fluminenses poderão contar com maior número de horas com sol e tempo seco. As pancadas de chuva devem ocorrer no fim de semana por todo o RJ, mas em geral com curta duração. Porém, a população do estado do Rio de Janeiro deve ficar ligada na previsão do tempo a próxima semana. A chuva forte e volumosa deve voltar causando mais transtornos no estado .

 

Angra dos Reis registrou um dos maiores volumes de chuva no país entre 19 e 20 de novembro

 

 

Grandes volumes de chuva no RJ entre 19 e 20 de novembro de 2017

 

 

Fique de "Olho no Céu" e participe do concurso cultural da Climatempo

 

 

Foto de Andréa Pinheiro, Rio de Janeiro (RJ): pedra da Gávea encoberta

pelas nuvens de chuva do feriado de 20/11/17

 

 

Por que chove tanto?

Esta semana ocorre uma situação especial sobre o Brasil. A circulação de ventos sobre a América do Sul e a presença de uma frente fria semi-estacionária no litoral fluminense organizam a Zona de Convergência do Atlântico Sul, ZCAS na forma abreviada. As áreas de instabilidade da ZCAS persistem por vários dias consecutivos e provocam chuva volumosa em muitos estados de várias Regiões do país. O Rio de Janeiro vai ficar dentro destas áreas de instabilidade por toda a semana.

 

 

 

Saiba mais sobre a ZCAS

 

ZCAS se forma sobre o BR esta semana

 

O que é como a ZCAS se forma?

 

CIDADES RELACIONADAS

Rio de Janeiro - RJ

15°
min

24°
max

20mm / 80%