Bahia continua com muita chuva esta semana

11/12/2017 às 16:07
por Maria Clara Machado

Oferecimento
Áreas de instabilidade também persistem sobre o Maranhão e o Piauí

Áreas de instabilidade persistem sobre o estado da Bahia e provocam mais chuva nos próximos dias. Como o esperado, o fim de semana foi de muita instabilidade e a chuva caiu forte e volumosa em diversas localidades do estado, inclusive em Salvador

 

Chuva do fim de semana

Itamaraju, no sul da Bahia, registrou o maior volume de chuva do estado no período entre às 9 horas de domingo (10) e às 9 horas desta segunda-feira (11). O acumulado chegou a 81,4 mm pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). No mesmo período, choveu 62 mm em Conde, 42,4 mm em Cruz das Almas, 35,1 mm em Alagoinhas e 32 mm em Porto Seguro. Outras diversas cidades tiveram volumes entre 20 e 30 mm. 

 

Na capital Salvador, a chuva forte aconteceu entre sábado (9) e domingo (10), acumulando cerca de 50 mm em 24 horas. 

Recorde de calor e temporal em Salvador  

 

Também entre sábado e domingo, a chuva foi volumosa em Barra com 75,8 mm em 24 horas, e ainda em Valença, com 70,4 mm no mesmo período. 

 

   Foto: Maria Marques. Tempo chuvoso em Conde/BA neste domingo.  

 

Semana com mais chuva na Bahia 

Nesta terça-feira (12), as áreas de instabilidade continuam ativas sobre todo o estado da Bahia e o tempo segue instável. Há condições para mais pancadas de chuva ao longo do dia, com moderada até forte intensidade, incluindo a região metropolitana. Atenção especial para o sul da Bahia, que permanece com o tempo carregado e risco de chuva forte. 

 

A Bahia pode esperar por mais chuva esta semana e grandes acumulados, principalmente para o oeste e o sul do estado, onde há expectativa de mais 100 mm no período de cinco dias. A parte central também continua com chance de fortes pancadas de chuva, especialmente até a quinta-feira (14). 

 

Confira os acumulados de chuva estimados para o Nordeste nos próximos dias: 

 

chuvaNE_12.12

 

O fim de semana também foi de tempestades no Piauí e no Maranhão. Gilbués e Bom Jesus, no Piauí acumularam cerca de 80 mm pelas medições do INMET, entre às 9 horas de sábado e às 9 horas de domingo. Na região de Balsas, no sul do Maranhão, choveu quase 70 mm no mesmo período. 

 

Os dois estados também serão beneficiados por mais chuva nos próximos dias e há risco de temporais. A previsão é de grandes volumes de chuva para o centro-sul do Piauí e o centro-sul do Maranhão. O restante da Região continua com poucas pancadas de chuva e acumulados menores. 

 

Municípios de Sergipe e Alagoas também ficaram entre as cidades do Nordeste que mais tiveram chuva neste fim de semana. Veja a lista: 

 

chuva-nordeste

 

 

Veja no Agroclima: Nível de umidade é alto na região centro norte do Brasil 

 

CIDADES RELACIONADAS

Salvador - BA

24°
min

29°
max

40mm / 90%