Chuva cai muito forte sobre a Região Norte

11/12/2017 às 16:03
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Cidade do Tocantins acumulou mais de 120 mm em 24 horas. Semana promete mais chuva por quase todo o Norte.

Áreas de instabilidade se intensificaram sobre o Norte do Brasil no fim de semana e nuvens muito carregadas se espalharam pelo Amazonas, Acre, Rondônia e especialmente sobre o Pará e o Tocantins. A semana segue com muito instável por quase toda a Região Norte e grandes volumes de chuva são esperados sobre vários estados.

 

O mapa mostra a estimativa da chuva para a Região Norte do Brasil para 5 dias, até o dia 17 de dezembro, domingo. Tocantins, Pará e o leste do Amazonas devem receber os maiores volumes chuva nos próximos 5 dias e que devem passar dos 100 mm acumulados.

 

 

Região Norte - chuva estimada de 12 a 16 deze 2017

Estimativa da chuva para a Região Norte entre 12 e 16 de dezembro de 2017

 

Temporais como os que ocorreram nos dias entre os dias 9 e 11 de dezembro podem se repetir até o fim da semana em várias áreas do Tocantins, do Pará e do Amazonas, mas Acre e Rondônia também podem ter chuva forte. Nas demais áreas da Região Norte, as pancadas de chuva não devem ser tão frequentes e volumosas.

 

 

Pium (TO): mais de 120 mm em 24h

Cidades do Pará e do Tocantins entraram na lista dos 10 maiores volumes de no Brasil entre os dias 10 e 11 dezembro. Em Pium, choveu 126,4 mm segundo Instituto Nacional de Meteorologia. Quase toda a chuva, aproximadamente 83 mm, caiu na madrugada da segunda-feira, 11 de dezembro. Outros locais do Tocantins e do Pará também tiveram chuva forte.

 

A chuva voltou a cair forte nesta segunda-feira sobre o Acre, depois um fim de semana com predomínio de tempo seco. No Amazonas, a região de Manaus, teve outro temporal que derrubou árvores na cidade.

 

 

Temporal em 11/12/17 derrubou árvores em Manaus (Foto: divulgação Manaustrans)

 

 

Foto de Gleive Marcio Rodrigues, Palmas (TO)

 

#Fotografeotempo! A sua foto poderá ficar em destaque. Participe!

 

seu vídeo pode ser divulgado no nosso canal do Youtube, no site e nas redes sociais. É só gravar a condição do tempo e mandar para o nosso Whatsapp: 11 9 9420-7548.

 

Notícias - informações importantes do tempo e do clima

 

Agroclima Pro: produtividade e redução de custos para o seu negócio

 

Climatempo Consultoria: monitoramento, planejamento, previsão climática

 

CIDADES RELACIONADAS

Palmas - TO

23°
min

32°
max

20mm / 90%

Manaus - AM

25°
min

28°
max

40mm / 90%