RJ, ES E MG entram no Verão com muito calor

20/12/2017 às 16:49
por Angela Ruiz

Oferecimento
São Paulo em alerta para temporais

Nesta quinta-feira (21), o ar quente e úmido predomina sobre o Sudeste do Brasil. O primeiro dia que começa oficialmente a nova estação Verão é de alerta para chuva volumosa no estado de São Paulo. Áreas de instabilidade vão se espalhar e atuar por todo o estado provocando várias pancadas de chuva que podem ser fortes. Vale destacar que na hora da chuva também pode ventar forte e as rajadas podem chegar até 80km/h. 

 

No sul do Rio De Janeiro, região de Resende, Paraty e Angra dos Reis, assim como o sul de Minas Gerais podem ter chuva de moderada a forte intensidade ainda no final da manhã e início da tarde. O risco de temporal é maior, nestas áreas.  

 

No centro-sul de Minas Gerais, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, o sol aparece na maior parte do dia. Por causa do calor e da alta disponibilidade de umidade não dá para descartar a ocorrência de pancadas de chuva rápidas de curta duração que acontecem a tarde e a noite, até com forte intensidade em alguns momentos. 

 

No Espírito Santo, especialmente em Vitória, o Verão começa quente e abafado. Algumas pancadas rápidas de chuva poderão ser observadas, mas o risco de raio é baixo.

 

De uma forma geral, a circulação dos ventos sobre o Sudeste nos próximos dias irá facilitar a formação de áreas de instabilidade sobre a maior parte da Região. Até o domingo (24), véspera de Natal, o risco de tempestade aumenta em São Paulo com a chegada de uma frente fria. No Rio de Janeiro, a tendência é que o primeiro fim de semana da nova estação seja marcado por sol e pancadas de chuva que podem ser fortes.

 

O verão vai começar com muita chuva no Sudeste. A expectativa é do aumento dos temporais em janeiro. Confira a tendência completa da chuva e das temperaturas mês a mês na Região com o meteorologista Alexandre Nascimento.

 

 

Leia mais: Primavera termina quente no RJ

5 destaque do Verão 2018 em SP

 

Foto: Fábio Junior - Mutum - MG

  

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

20°
min

26°
max

5mm / 90%

Natal - RN

23°
min

32°
max

15mm / 90%