Chuva continua volumosa no Norte do BR

22/02/2018 às 15:44
por Angela Ruiz

Oferecimento
Quase todas as capitais já superaram a média de chuva do mês

Nesta sexta-feira (23), com a umidade alta muitas nuvens conseguem se formar por quase todo o Norte do Brasil. A ZCIT - Zona de Convergência Intertropical ainda influencia também boa parte da Região colaborando para espalhar mais áreas de instabilidade e consequentemente mais nuvens pesadas de chuva crescem pela maioria dos estados. A exceção fica por conta do estado de Roraima onde o tempo está mais seco.

 

Pará, Tocantins, Acre, Amazonas, Amapá e Rondônia estão sujeitos a pancadas de chuva com raios e de forte intensidade nesta sexta-feira. Por vezes, ao longo dia a chuva pode acumular grandes volumes.  

 

No fim de semana, o tempo mais instável continua praticamente inalterado sobre a maioria do estados e as pancadas de chuva ocorrem sobre quase toda a Região Norte do Brasil e em alguns momentos pode ser forte e volumosa e acompanhada de raios. Em Roraima, volta a ocorrer algumas pancadas de chuva á partir de domingo (25), com a entrada de mais umidade sobre o estado.  

 

Chuva supera a média do mês em algumas cidades 

Em quase todas as capitais do Norte do país, a chuva já superou ou igualou a média para o mês. Confira abaixo alguns volumes:

 

De acordo com o Inmet - Instituto Nacional de Meteorologia, do dia 01/02 até às 9h00 do dia 22/02, o volume de chuva em Palmas, já atingia um total de 289 milímetros, 33% acima da média para o mês que é de 217 milímetros. Em Belém, neste mesmo período já choveu 472 milímetros e o volume já superou a média do mês em 14%. Marabá, também acumula um grande volume de chuva, entre os dias 01/02 e 9h00 do dia 22/02. O total de chuva até agora é de 410 milímetros, atingindo assim a média para o mês. 

 

Em Macapá, o volume de chuva está 45% abaixo da média. O total de chuva no período de 01/02 até 9h00 do dia 22/02 é de 189 milímetros.  

 

tabela-chuva-norte

 

Chuva e rios

 

A chuva continua caindo com força no Pará e no Tocantins. No começo da tarde desta quinta-feira, temporais e rajadas de vento de 44km/h eram observados em Belém (PA). Em Porto Velho, o Rio Madeira continuava na cota de alerta e o Rio Fresco continua transbordado na Região de São Félix do Xingu.   

 

 

Leia também: Excesso de chuva atrapalha a colheita de milho no cerrado

 

 

 

       

CIDADES RELACIONADAS

Belém - PA

25°
min

32°
max

30mm / 90%

Palmas - TO

23°
min

33°
max

15mm / 90%