Oferecido por
Por volta das 15 horas, apesar do céu nublado, a chuva caía fraca ou já havia parado sobre a maioria das áreas do Grande Rio, incluindo a cidade do Rio De Janeiro. Mas a região de Magé, em vários locais da Região Serrana e do Norte/Noroeste Fluminense ainda chovia forte.
Segundo o CEMADEN - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais - choveu 73,4 mm em Magé (Vila Inhomitim) entre 12h10 e 15h10. Em apenas 1 hora, entre 14h10 e 15h10 choveu 54,5 mm. Na região de Campos dos Goytacazes, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, choveu cerca de 23 mm em 2 horas, entre 12h e 14h. Em Nova Friburgo, a chuva também caía forte no meio da tarde. Entre 14h e 15h foram 17,6 mm acumulados, de acordo com o INMET. Mas no período entre 11h e 15h choveu 41 mm.
No decorrer da tarde e na noite desta quinta-feira, a chuva prossegue sobre a Região Serrana e sobre o Norte/Noroeste podendo ser moderada a forte em vários locais. Mas não há mais expectativa de que volte a chover forte nas outras áreas do Grande Rio.
Rios subindo
Às 15h30, segundo o INEA, os rios Saracuruna e Capivari, em Duque de Caxias, estava em alerta e o rio Bota, em Nova Iguaçu, em alerta máximo, que é o nível anterior ao transbordamento.
Pela medição do CEMADEN - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais - no período de 6 horas, entre 5h30 da madrugada e 11h30 da manhã desta quinta-feira, o total de chuva chega a 71,5 mm em Belford Roxo (Santa Amália), 53,0 mm em Nova Iguaçu (Palhada), 61,6 mm em São João de Meriti.
Chuva persiste
Uma frente fria que já estava ontem próxima ao litoral do Rio de Janeiro foi reforçada por outra frente fria que avançou rápido pelo litoral da Região Sul do Brasil. As áreas de instabilidade se intensificaram sobre todo o estado do Rio de Janeiro e persistem no decorrer do dia, mas com tendência de enfraquecimento até a noite. Mesmo assim, a chuva ainda deve cair moderada em parte do Grande Rio, na Região Serrana e pelo Norte e Noroeste Fluminense até a noite desta quinta-feira.
A frente fria se afasta lentamente do Rio de Janeiro durante esta sexta-feira, 23 de março, e a tendência é de diminuição da chuva. A maioria das áreas do estado, incluindo o Grande Rio, voltam a ter períodos com sol, mas ainda há previsão de chuva, em geral de fraca a moderada intensidade. O Norte e o Noroeste do Rio de Janeiro podem ter chuva moderada a forte.
Fim de semana
As áreas de instabilidade enfraquecem de vez no sábado e todo o estado do Rio de Janeiro terá bastante sol e calor. A chance de chuva é baixa. Porém, outra frente fria traz pancadas de chuva para o centro-sul fluminense a partir da tarde do domingo e que devem voltar a ocorrer também sobre o Grande Rio.
Leia também: Litoral do RJ volta a sofrer com a chuva
Risco de chuva forte nos estados do Sudeste
Tendência para o Outono na Região Sudeste