VCAN se aproxima do Nordeste

22/03/2018 às 17:11
por Angela Ruiz

Oferecimento
No fim de semana as condições de chuva aumentam no litoral da BA

Nos últimos dias, tem chovido com frequência na maior parte do Nordeste do Brasil com exceção do Rio Grande do Norte onde o ar está mais seco. A maior parte da chuva que cai sobre o Nordeste está relacionada ao tempo quente e úmido sobre a região.  

 

Nesta sexta-feira (10), as áreas de instabilidade ganham força pelo interior do Nordeste  e durante o dia as pancadas de chuva voltam a acontecer em praticamente todas as áreas da Região. A chuva vem acompanhada de raios e pode cair forte em vários locais do Maranhão, Piauí, sertão de Pernambuco, centro-oeste e norte da Bahia. O ar seco predomina e não expectativa de chuva na Paraíba, Rio Grande do Norte e no centro-sul do Ceará.

 

VCAN 

Um novo vórtice ciclônico de altos níveis chamado de VCAN está se aproximando da Região Nordeste e no fim de semana a instabilidade se intensifica no litoral da Bahia.

 

No sábado (24), muitas áreas de instabilidade associadas ao VCAN estarão favorecendo o crescimento de nuvens carregadas no litoral sul da Bahia, Ilhéus, Salvador e toda faixa litorânea entre Aracaju e Recife. O tempo fica bastante instável, e chove a qualquer hora do dia.

 

Nas demais áreas do Nordeste, o sol aparece e faz calor. Com o tempo quente e úmido as nuvens se formam com facilidade e ocorrem pancadas de chuva que podem vir acompanhadas de raios.

 

À partir de domingo (25) , as pancadas de chuva retornam ao Rio Grande do Norte.

 

Veja outras informações da previsão para o Nordeste AQUI 

 

Outono 2018 -Nordeste

 

A Região Nordeste não deve ter tanta chuva ao longo dos próximos meses.  Os volumes de chuva ficam abaixo do normal para esta época do ano. Veja a tendência  para o Outono de 2018 

 

Foto: Alisson Pires - São Luís - MA 

 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Aracaju - SE

24°
min

31°
max

20mm / 90%

Recife - PE

25°
min

30°
max

35mm / 90%