Chuva forte em João Pessoa e no Grande Recife

24/04/2018 às 15:36
por Maria Clara Machado

Atualizado 25/04/2018 às 16:20

Oferecimento
Recife, João Pessoa e Natal em alerta para chuva forte nesta quarta. Previsão é de novo aumento das áreas de instabilidade pela costa leste do Nordeste.

A diminuição da instabilidade sobre a costa leste do Nordeste foi breve e novamente nuvens carregadas deverão crescem pelo litoral no decorrer desta quarta-feira (25). A costa do Rio Grande do Norte, da Paraíba e de Pernambuco voltam a ficar em alerta para chuva forte. O tempo também vai seguir instável com chuva frequente no litoral da Bahia. 

 

Chuva forte em João Pessoa e em Salvador

 

A quarta-feira já amanheceu com chuva em João Pessoa e em Salvador e é de atenção para chuva frequente e que pode cair moderada a forte em algumas horas especialmente na região das capitais Salvador, Recife, João Pessoa e Natal.

 

A região de João Pessoa e da Grande Recife já acumularam mais de 50 mm em 12 horas. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 27,6 mm em 1 hora de chuva, entre 7 e 8 horas da manhã desta quarta-feira. O acumulado em 12 horas, entre 20 horas de ontem e 8 horas de hoje chegava a quase 65 mm.

O CEMADEN - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais - registrou 76,8 mm em João Pessoa/Grotão e 70,6 em João Pessoa/Cuiá entre 20h40 de ontem e 8h40 desta quarta-feira. No mesmo período cidades da Grande Recife como Paulista e Goiana registraram aproximadamente 59 mm de chuva.

Na região de Natal não havia registro de chuva forte pelo menos até 8 horas. Em Recife, depois da  madrugada com chuva, houve uma ligeira melhora no começo da manhã, mas a chuva pode voltar a qualquer momento. Salvador teve chuva fraca a moderada na madrugada e começo da manhã, mas a chuva pode aumentar a qualquer momento.

 

Foto de Felipe Maia, João Pessoa (PB)

 

 

Risco de chuva forte: Salvador, Recife, João Pessoa e Natal 

A circulação de ventos sobre o Brasil estimula a formação de novas áreas de instabilidade, que vão provocar várias pancadas de chuva sobre o leste nordestino. A chuva que voltou a aumentar em Salvador nesta terça-feira (24), continua e pode cair com moderada a forte intensidade em alguns momentos. A capital baiana e o litoral permanecem em atenção.

 

Chuva aumenta na região de Salvador 

 

Com a intensificação das áreas de instabilidade, a chuva também aumenta nas capitais Recife (PE), João Pessoa (PB) e Natal (RN) e pelas áreas litorâneas entre Pernambuco e o Rio Grande do Norte. Há risco de chuva forte com potencial para causar outra vez ocorrências como alagamentos, transbordamento de rios e deslizamentos. 

Confira o alerta especial de chuva forte no litoral do RN, da PB e de PE

 

A animação de imagens captadas pelo satélite GOES 16 entre 14 horas e 18h30 (hora de Brasília), de 24/4/18, mostra uma grande área de instabilidade crescendo no mar e avançando para o Nordeste, na altura do litoral de Pernambuco, da Paraíba e do Rio Grande do Norte. As manchas vermelhas e em tom de azul claro representam nuvens com potencial para raios e chuva forte.

 

 

Ondadeleste_NE_24-4-18

 

 

Previsão de chuva forte para Natal, João Pessoa e Recife: 

 

 

Como vai seguir o tempo na semana? 

As áreas de instabilidade vão continuar sobre a costa leste do Nordeste pelo menos até o próximo sábado (28), provocando chuva moderada por vezes forte especialmente entre o Rio Grande do Norte e Alagoas. Já no litoral de Sergipe e da Bahia, a previsão é de apenas chuva fraca. 

 

Foto: Henrique Chen. Nuvens carregadas no litoral do Recife/PE na última segunda-feira,
dia 23 de abril.

 

Costa norte com pancadas de chuva 

A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) está mais afastada da costa norte do Brasil, mas algumas nuvens carregadas ainda chegam ao litoral. Principalmente o Maranhão e  o Ceará terão pancadas de chuva com raios e há risco de chuva moderada à forte. 

 

O centro-norte do Piauí, incluindo Teresina, terão baixa chance de chuva nesta quarta, mas as pancadas de chuva já retornam na quinta-feira (26).  

 

Enquanto as condições de chuva estão altas em grande parte do Nordeste, o ar seco ganhou força e vem predominado sobre o interior da Bahia, o sul do Piauí e o sertão de Pernambuco, diminuindo a possibilidade de chuva nessas áreas. 

 

Veja também: 

Período úmido no reservatório de Sobradinho chega ao fim 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Natal - RN

23°
min

32°
max

3mm / 90%

Teresina - PI

25°
min

36°
max

10mm / 80%