Ar seco começa a ganhar força sobre o Tocantins, Pará e Rondônia

03/05/2018 às 17:12
por Maria Clara Machado

Oferecimento
Chuva vai diminuir em parte da Região Norte. Saiba quando deve ocorrer a primeira friagem intensa do outono.

Uma massa de ar seco vai começar a influenciar parte da Região Norte nos próximos dias, diminuindo a instabilidade e por consequência as áreas de chuva. Esta mudança no tempo vai acontecer principalmente sobre os estados do Tocantins, Pará e Rondônia. 

 

O Tocantins, incluindo a capital Palmas, já começa a sentir o avanço do ar seco nesta sexta-feira (4) e não há previsão de chuva para o estado. A tendência é de sol forte o dia todo e os índices de umidade relativa do ar começam a baixar, podendo variar entre 30% e 40% nas horas mais quentes da tarde. O sudeste do Pará também fica mais seco nesta sexta. 

 

Enquanto isso, grande parte da Região Norte segue com mais áreas de instabilidade e pancadas de chuva com raios. Especialmente o Amapá, o norte do Pará, o norte do Amazonas e Roraima terão as pancadas de chuva mais intensas e volumosas, com risco de chuva forte também nas capitais Mapacá (AP), Belém (PA), Manaus (AM) e Boa Vista (RR). 

 

Ar seco se espalha nos próximos dias 

O ar mais seco terá uma tendência de se espalhar pelas áreas mais ao sul da Região Norte, inibindo a ocorrência de chuva até o final desta primeira quinzena de maio. O tempo fica mais seco no Tocantins, em todo o sul do Pará e no sul de Rondônia nos próximos dias. 

 

Foto: Lucas Vieira. Palmas/TO

 

Friagem à vista 

Os meteorologistas da Climatempo já falam na possibilidade de uma friagem mais intensa para o começo da segunda quinzena do mês. Se confirmada será a primeira friagem mais intensa deste outono. 

 

Uma forte frente fria está sendo esperada para o início da segunda quinzena de maio e seu ar polar deverá chegar aos estados do Acre e de Rondônia provocando queda acentuada nas temperaturas. 

 

CIDADES RELACIONADAS

Belém - PA

24°
min

30°
max

40mm / 90%

Palmas - TO

23°
min

32°
max

15mm / 67%