Chuva forte e friagem na Região Norte

18/05/2018 às 17:09
por Redação

Oferecimento
Acre e Rondônia devem ter recordes de temperatura mínima

Uma grande frente fria avança pelo Brasil neste sábado (19) e espalha a massa polar mais intensa do ano sobre o país. Os ventos de origem polar vão conseguir chegar até o Acre e Rondônia e provocar o fenômeno da friagem. Os dois estados ficam em alerta para chuva forte e ventania em vários períodos.

 

No Amapá, a chuva também fica mais frequente e volumosa. No entanto, o que influencia o aumento da instabilidade no estado é a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que volta a se aproximar da costa norte do Brasil.

 

Apenas o centro-sul do Amazonas e do Pará deverão receber chuva a partir da tarde. Nas demais áreas, incluindo Manaus, Boa Vista e Belém, as instabilidades ficam mais ativas devido ao excesso de calor e de umidade.

 

Recordes de temperatura mínima

A expectativa é de recorde de temperaturas mínimas em diversas áreas do Acre e Rondônia durante as madrugadas de domingo e segunda-feira (21), que podem ficar entre 15ºC e 18ºC. Atualmente, a menor temperatura registrada desde o começo do ano em Rio Branco foi de 19,6ºC no dia 27 de março. Já em Porto Velho, a menor mínima até agora foi de 21,8ºC no dia 1 de março.

 

RO_Porto-Velho_WandersonRaphael_09012017_nuvens

Foto de Wanderson Raphael - Porto Velho, RO

 

Tocantins

O Tocantins é o único estado da Região que irá permanecer sob influência de uma massa de ar seco durante o sábado (19) e só há previsão de chuva para as áreas mais ao norte. No entanto, no domingo (20), grande parte do estado volta a ter mais nebulosidade com a passagem da frente fria e a previsão é de pancadas de chuva, principalmente à tarde e à noite.

 

Colaborou neste texto a estagiária Amanda Sampaio. 

 

CIDADES RELACIONADAS

Belém - PA

24°
min

32°
max

50mm / 90%

Boa Vista - RR

26°
min

37°
max

0mm / 0%