Calor e pouca chuva no Norte

24/07/2018 às 12:41
por Angela Ruiz

Atualizado 24/07/2018 às 21:16

Oferecimento
Temperatura pode superar os 35°C em algumas localidades

O grande destaque no Norte do Brasil é o tempo seco e quente na parte mais ao sul da região e a chuva mais concentrada em Roraima, Amapá, norte do Amazonas e do Pará.

 

Ar seco e quente 

Uma massa de ar seco que atua sobre o interior do Brasil inibe a formação de nuvens no Tocantins, Rondônia, Acre, centro sul do Amazonas e do Pará. Nestas áreas, a quarta-feira (25), será com predomínio de tempo seco.

 

O aquecimento do ar irá chamar a atenção no Tocantins, sul do Pará e do Amazonas. Nestas localidades, o calor pode superar os 35°C, inclusive em Palmas. O índice de umidade pode ficar abaixo de 30%.

 

É preciso que a população evite exposição excessiva ao sol e atividades ao ar livre principalmente entre 10 às 16 horas, período em que a umidade do ar fica mais baixa. O ideal é se hidratar durante todo o dia. Por causa do risco de incêndios nesta época do ano, a Defesa Civil recomenda que as pessoas evitem fazer fogueiras nas proximidades de matas e florestas.

 

 

Foto de Gleive Marcio, Palmas (TO)

 

Chuva

 

Áreas de instabilidade ajudam a formar nuvens carregadas de chuva em áreas do norte do Amazonas e do Pará, Roraima e Amapá. Nesta quarta-feira, Barcelos, Manaus, Boa Vista, Santarém, Macapá, Altamira e Belém terão sol, calor e pancadas de chuva que em alguns momentos pode vir acompanhada de raios especialmente à tarde e a noite.  

CIDADES RELACIONADAS

Belém - PA

25°
min

32°
max

30mm / 90%

Palmas - TO

23°
min

33°
max

15mm / 90%