Calorão e secura do ar no Tocantins e sul do Pará

03/08/2018 às 15:46
por Angela Ruiz

Oferecimento
No fim de semana, o vento ajuda a levar mais umidade para o Acre e sul de RO

 

O número de dias sem chuva em Palmas, no Tocantins já está perto de completar três dígitos. A aproximadamente 94 dias não chove na capital. Apesar de junho e julho serem dois meses de pouca chuva, em maio, onde a média de chuva é de 69,7 milímetros, praticamente não choveu.

 

A última chuva acima de 10 milímetros ocorrida na cidade aconteceu no dia 23 de Abril quando foram acumulados 13,8 milímetros. A última chuva forte e volumosa foi registrada no dia 07 de Abril e acumulou 36,2 milímetros. Os dados são do Inmet – instituto Nacional de Meteorologia.

 

O calor e a baixa umidade têm sido marcantes não só no Tocantins, mas também no sul e leste do Pará. Ontem (02), a cidade de Conceição do Araguaia e Palmas, além da secura, enfrentaram o dia mais quente, com temperatura máxima de 39,3 graus e 37,9 graus, respectivamente, registrados nas estações oficiais do Instituto Nacional de Meteorologia.

 

Nesta sexta-feira, por volta das 14h00, horário de Brasília, a umidade no aeroporto de Palmas, era de apenas 23%. Neste mesmo horário, a estação do Inmet na cidade de Santa Rosa do Tocantins registrava 17% de umidade.

 

Fim de semana

 

O Tocantins, sul e leste do Pará, vão ter um fim de semana com predomínio de tempo seco e um grande aquecimento do ar. O calor pode superar os 37°C em várias cidades destas regiões. Até a próxima segunda-feira, Palmas tem grande chance de registrar temperatura de 40°C. O índice de umidade nestes estados pode ficar abaixo de 30%.

 

Para as demais áreas do Norte do Brasil, o fim de semana começa com condições atmosféricas favoráveis a ocorrência de pancadas de chuva. Manaus, Boa Vista, Santarém, Macapá e Belém terão um sábado e um domingo de sol, calor e pancadas de chuva que em alguns momentos pode vir acompanhada de raios especialmente à tarde e a noite.

 

O vento pode ajudar a levar mais instabilidade para o Acre e o sul de Rondônia. Nestas áreas, o domingo será marcado por tempo instável com previsão de chuva a qualquer hora do dia em Vilhena e Rio Branco.

 

Foto: Gleive Marcio Rodrigues - Palmas - TO

CIDADES RELACIONADAS

Belém - PA

24°
min

31°
max

20mm / 90%

Palmas - TO

23°
min

31°
max

20mm / 83%