Região Norte terá chuva volumosa no fim de semana

14/12/2018 às 12:28
por Maria Clara Machado

Oferecimento
Áreas de instabilidade tropicais e a presença da ZCIT mantém o risco de temporais sobre a maioria dos estados. Já Roraima e o Tocantins ficam mais secos.

O fim de semana vai continuar com temporais sobre a maioria dos estados do Norte. O ar quente e úmido que predomina sobre a Região vem favorecendo o crescimento de nuvens carregadas diariamente. Além disso, a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) também vem contribuindo para o aumento da instabilidade, especialmente entre o Amapá e o norte do Pará. Foi uma semana de chuva volumosa e o risco de chuva forte permanece alto.

 

Neste sábado (15) e domingo (16), quase todos os estados ficam com muita nebulosidade e ar bastante abafado. Vão ocorrer períodos de sol e várias pancadas de chuva, com alerta para mais temporais. O Amapá, o Pará, o Amazonas e o Acre passam o último fim de semana da primavera com tempo bastante carregado e chuva frequente, de moderada à forte intensidade. Belém (PA), em especial, é uma das capitais que pode ter muito chuva neste fim de semana. 

 

Foto: Lindinalva Andrade. Manaus/AM

 

Ar mais seco em Roraima e no Tocantins 

Já o Tocantins e Roraima terão uma redução da umidade nos próximos dias. O sol brilha forte em ambos os estados e a chuva só vai acontecer em algumas áreas. As capitais Boa Vista (RR) e Palmas (TO) podem se preparar para dias muito quentes. 

 

"Um vórtice ciclônico em altos níveis da atmosfera vai atuar sobre o Tocantins nos próximos dias e isso vai inibir a ocorrência de chuva na estado", explica a meteorologista Josélia Pegorim. 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Belém - PA

24°
min

31°
max

30mm / 90%

Palmas - TO

23°
min

31°
max

15mm / 90%