Litoral do Maranhão em alerta para chuva forte

20/02/2019 às 11:41
por Maria Clara Machado

Oferecimento
Ventos marítimos trazem bastante umidade e há risco de temporais em São Luís. Confira as condições do tempo em todo o Nordeste.

A intensificação dos ventos marítimos sobre a costa do Maranhão favorece a entrada de bastante umidade nesta quarta-feira (20). A nebulosidade se espalha e pode ficar mais carregada, provocando chuva forte ao longo do dia. Há risco de temporais na faixa litorânea e capital São Luís, além de todo o norte e o oeste do Maranhão

 

 

A nebulosidade não fica tão densa sobre o Piauí e o Ceará nesta quarta, embora a Zona de Convergência Intertropical ainda esteja atuante na região. Em ambos os estados e por quase todo o interior do Nordeste, o sol aparece forte e as pancadas de chuva com raios devem ocorrer entre à tarde e a noite. Há risco de forte de forma isolada. Apenas o oeste da Bahia já teve um pouco de chuva pela manhã, nas regiões de Barreiras e Santa Rita de Cássia

 

Ontem (19), a chuva ocorreu principalmente em áreas do Maranhão, do Ceará, do Rio Grande do Norte e do oeste da Bahia, porém foram precipitações pouco volumosas. O maior acumulado não passou de 27,1 mm, registrado em Sobral (CE), pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). 

 

Foto: Alisson. São Luís/MA.

 

Chuva passageira na costa leste 

A costa leste do Nordeste segue com o tempo mais aberto, apenas com condições para chuva passageira. A brisa marítima traz um pouco de umidade para a região. A chuva pode vir até moderada intensidade no fim da tarde. Já o litoral de Sergipe e da Bahia, ficam com o tempo firme nesta quarta-feira. Não há previsão de chuva para Salvador (BA) e Aracaju (SE).

 

Próximos dias

O norte do Maranhão vai continuar com chuva esta semana. O tempo segue instável com previsão de chuva a qualquer momento, que ainda pode cair forte nos próximos dias, inclusive na capital São Luís.

 

Até o final da semana, a chuva poderá vir mais forte e volumosa por áreas do interior do Nordeste, como no Piauí, no Ceará, no Rio Grande do Norte e na Paraíba. 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Aracaju - SE

20°
min

28°
max

5mm / 90%

Salvador - BA

22°
min

27°
max

12mm / 80%