Mais temporais sobre o Norte do Brasil

22/04/2019 às 16:08
por Maria Clara Machado

Oferecimento
Capitais Macapá, Belém, Boa Vista e Manaus têm alto risco de chuva forte nesta terça

O Norte do Brasil continua com alta chance para pancadas de chuva, especialmente o extremo norte da Região. Os ventos alísios transportam umidade do oceano e juntamente com a proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), favorecem as condições para a formação das nuvens carregadas. 

 

Nesta terça-feira (23), o Amapá, o litoral do Pará, o estado de Roraima e quase todo o Amazonas, ficam com muita nebulosidade e e chuva desde cedo. Há alerta para temporais, inclusive nas capitais Macapá (AP), Belém (PA), Boa Vista (RR) e Manaus (AM). 

 

Os períodos de sol serão maiores no Acre, em Rondônia e no Tocantins, mas as pancadas de chuva com raios também acontecem por estes estados.

 

Há uma tendência para esta semana da redução da nebulosidade e da chuva sobre o Tocantins. A quinta-feira (25) e a sexta-feira (26), já deverão ser de tempo mais seco no estado, com sol forte e queda nos níveis de umidade em Palmas

 

Todo o centro-norte da Região vai permanecer instável, com formação de mais áreas de instabilidade, chuva frequente e temporais. Roraima, Amapá, o norte do Amazonas e do Pará, vão passar a semana com mais chuva. 

 

Foto: Roberto Meira. Belém/PA

 

Volume de chuva em 24 horas 

Paragominas (PA) acumulou 46,4 mm de chuva nas últimas 24 horas (entre às 15 horas de domingo e às 15 horas desta segunda-feira), pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Em Conceição do Araguaia (PA) choveu 38,6 mm, em Autazes 32,4 mm (PA) e em Coari 29,2 mm (AM). Estes foram os maiores valores da Região Norte observados no período.  

 

 

Veja no Agroclima: Técnicas sustentáveis de plantio preservam o solo 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Belém - AL

20°
min

34°
max

0mm / 0%

Palmas - PR


min

18°
max

0mm / 0%

FASES DA LUA

  • Cheia
    18/05
  • Minguante
    26/05
  • Nova
    04/05
  • Crescente
    11/05

ESTAÇÕES DO ANO

  • Outono
    20/03
  • Inverno
    21/06
  • Primavera
    23/09
  • Verão
    22/12