Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Região Norte terá friagem no fim da semana

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto de Gleive Márcio de Souza, Palmas (TO)

4 min de leitura

Oferecido por

O ar seco ainda predomina na faixa sul da Região Norte nesta terça-feira, 02 de julho. Apenas o norte do Amazonas, norte do Pará, Roraima e o Amapá têm chuva ao longo de todo o dia. No decorrer da semana o ar seco perde força e a chuva aumenta na Região com a passagem de uma grande frente fria pelo Brasil.

 

Friagem à vista

A população do Acre, de Rondônia e do sul do Amazonas deve se preparar para uma nova friagem no fim desta semana. A grande e forte frente fria que avança sobre o país no decorrer desta primeira semana de julho vai levar o ar frio de origem polar até estas regiões. 

Alguma queda de temperatura já deve ser sentida no sul de Rondônia e na fronteira com a Bolívia na quinta-feira, 4 de julho. Durante a sexta-feira, 5, o centro-sul e oeste deste estado esfria mais. No sábado, 6, cai a temperatura em todo o Acre, em Rondônia e no sul do Amazonas.

De forma suave, o vento frio desta massa de ar polar deve avançar até para o sul do Pará e do Tocantins.

 

 Pancadas de chuva

Por conta da aproximação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), o extremo norte do Amazonas, incluindo a região de Barcelos, o norte do Amapá e o estado de Roraima, incluindo Boa Vista, têm um dia com muitas nuvens, períodos de sol e chuva de moderada a forte intensidade, que pode ocorrer a qualquer hora. 

 

Para o centro e sul do Amazonas, o Acre, incluindo Rio Branco, Rondônia, incluindo Porto Velho, nas demais regiões do Pará e todo o Tocantins, incluindo Palmas, o dia é de muito sol e nenhuma chuva.

 

Nas outras áreas da Região Norte, incluindo Manaus, Macapá e Belém, a manhã é de muito sol com pancadas de chuva moderadas a fortes a partir da tarde.

 

 

Foto de Gleive Márcio de Souza, Palmas (TO)

 

Tendência para os próximos dias

Nos próximos a atuação de uma forte frente fria sobre o país vai diminuir a influência do sistema de alta pressão atmosférica sobre a Região Norte e aumentar a condição para chuva. Além disso, tem previsão de uma friagem forte na região do Acre, de Rondônia e do sul do Amazonas.

Na quarta-feira, 3 de julho, as áreas de chuva voltam a se formar por todo o estado do Amazonas e no norte de Rondônia.

 

Na sexta-feira a previsão de chuva vai incluir o Acre e mais áreas de Rondônia. Pancadas de chuva devem ocorrer no oeste do Pará. O Tocantins será o único estado sem condição para chuva em nenhuma área até o fim da semana.

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias