Pancadas de chuva por quase toda a Região Norte

17/09/2019 às 23:28
por Redação

Atualizado 17/09/2019 às 23:32

Oferecimento
Ar seco predomina no Tocantins, mas volta a chover em áreas do estado na quinta-feira.

O calor e a alta umidade vão influenciar a formação de nuvens carregadas sobre áreas do Norte do Brasil  nesta quarta-feira, 18 de setembro, e vai voltar a chover no estado do Tocantins nesta quinta-feira.

 

A previsão para esta quarta é de sol durante a manhã e pancadas de chuva com raios entre a tarde e a noite em todo o estado do Acre, em Rondônia, no Amazonas, no centro-sul e oeste do Pará, incluindo Porto Velho, Rio Branco e Manaus.  Em Roraima, incluindo Boa Vista, as pancadas de chuva devem ocorrer já pela manhã. 

 

No Amazonas e em Roraima a chuva pode alcançar até forte intensidade e são esperadas rajadas de vento de até 70km/h.

 

Nas demais áreas da Região, incluindo Belém, Palmas e o Macapá o dia vai ser de sol forte, sem risco de chuva.

 

Baixa umidade no ar

Nas horas mais quentes do dia, a umidade do ar vai chegar em níveis entre 21% e 30% no extremo norte e sul do Tocantins, e em níveis entre 12% e 20% no centro-leste de Tocantins, incluindo Palmas.

 

O nível de umidade do ar tem que estar acima de 60% para não prejudicar a saúde humana, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

 

Foto de Leandro Fernandes, Manaus (AM)

 

Recorde de calor em Porto Velho

A tarde de 17 de setembro foi a mais quente deste ano em Porto Velho, capital de Rondônia. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 40,7°C às 17 horas (Brasília). O recorde de calor anterior era de 37,7°C, em 9 de setembro.

 

Volta a chover no Tocantins nesta quinta

Sobre o Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima, centro-sul e oeste do Pará e chegar no norte do Tocantins, as condições do tempo não mudam muito nos próximos dias. A previsão é de sol pela manhã, com pancadas de chuva entre a tarde e à noite. Estas condições vão persistir na quinta-feira, 19 de setembro, 

O sul do Tocantins, o norte do Pará e o Amapá seguem com sol forte, sem chuva.

CIDADES RELACIONADAS

Belém - PA

24°
min

30°
max

25mm / 90%

Palmas - TO

23°
min

32°
max

20mm / 90%