Pancadas de chuva ainda podem ser fortes no Norte do BR

24/10/2019 às 22:46
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Risco de temporais diminui no Tocantins e condições para chuva serão menores no fim de semana.

A semana vem sendo marcada por temporais no Tocantins. Pancadas de chuva muito fortes voltaram a ocorrer sobre o Tocantins na tarde da quinta-feira, 24 de outubro. Em apenas 1 hora choveu 61,4 mm em Araguaçu e 61,0 mm em Santa Rosa do Tocantins. Nesta cidade, o total de chuva acumulado e, 12 horas chegou aos 80,8 mm. Todas as medições foram feitas pelo INMET - Instituto Nacional de Meteorologia.

 

Estas precipitações são muito elevadas para um período de tempo tão curto. Tecnicamente um total de 20 mm em 1 hora já é considerado como chuva forte. 

Volumes da ordem de 60 mm representam cerca da metade da média de chuva para todo o mês de outubro, que varia de 125 mm  a 150 mm para a maioria das regiões do estado.

 

Sexta-feira com mais pancadas de chuva na Região Norte

Áreas de instabilidade voltam a se formar sobre quase toda a Região Norte do Brasil nesta sexta-feira, 25 de outubro. As pancadas de chuva ocorrem nos estados do Acre, Amazonas, Rondônia e Pará, principalmente à tarde e à noite. Há risco de chuva forte.

 

O Tocantins também terá pancadas de chuva nesta sexta-feira, mas o risco de tempestades diminui. Algumas pancadas de chuva podem ser moderadas a fortes, inclusive na região da capital Palmas, mas não devem ser tão volumosas como nos últimos dias.

 

Em Roraima e no norte do Pará, a chance de pancadas de chuva é menor, mas não pode ser descartada completamente. Não deve chover no Amapá.

 

 

Foto de Gleive Marcio, Palmas (TO)

 

Instabilidade enfraquece no fim de semana

A tendência para o fim de semana é que menos áreas de instabilidade se formem sobre a Região Norte. O ar seca um pouco e as pancadas de chuva devem ser menos volumosas e menos frequentes. 

No domingo, 27 de outubro, não deve deve chover no Amapá e nem na região de Altamira, Tucuruí e Marabá, no Pará. Palmas e a maioria das áreas do Tocantins também devem passar o próximo domingo sem chuva.

CIDADES RELACIONADAS

Palmas - TO

24°
min

32°
max

10mm / 80%