Pará tem risco de temporais nesta quinta

04/12/2019 às 21:35
por Redação

Oferecimento
Previsão de chuva em todo o Norte. Tocantins acumulou grandes volumes nas últimas 24 horas.

Nesta quinta-feira, 5 de dezembro, o calor intenso e a alta umidade vão formar muitas nuvens carregadas por toda a Região Norte do Brasil. As pancadas de chuva voltam a ocorrer em todos os estados e podem ser de forte intensidade em muitos locais.

 

Risco de temporais no Pará.

As áreas de instabilidade ficam mais ativas sobre o Pará nesta quinta-feira.As pancadas de chuva podem ocorrer a qualquer hora na maioria das regiões do Pará e podem ser moderadas a fortes.  Há risco de temporais localizados no centro-norte do Pará.

 

 

Chuva frequente ao longo do dia.

O extremo norte do Tocantins e o oeste do Amazonas têm uma quinta-feira com muitas nuvens,  poucas aberturas de sol e chuva a qualquer hora.  Pode chover com moderada a forte intensidade

No norte do Amazonas as pancadas já devem começar durante a manhã, intercaladas com períodos de sol. 

 

Em todas as outras áreas do Norte, incluindo as capitais Palmas, Belém, Macapá, Boa Vista, Manaus, Porto Velho e Rio Branco, a previsão é de que o sol predomine pela manhã e as pancadas de chuva ocorram à tarde e à noite. Há risco de chuva moderada a forte.

 

 

Grandes volumes de chuva sobre o Tocantins

Áreas de instabilidade se intensificaram sobre o Tocantins, como previsto, e a chuva caiu com muita força em vários locais do estado.

 

Os acumulados de chuva em 24 horas superaram os 40 mm em algumas áreas, mas a maior parte da chuva caiu na madrugada e na tarde desta quarta-feira, 4 de dezembro.

 

Confira o total de chuva entre 17 horas do dia 3 e 17 horas de 4 de dezembro registrado pelo INMET - Instituto Nacional de Meteorologia - sobre o Tocantins:

 

Rio do Sono: 95,4 mm (55,8 mm em 2 horas)

Lagoa da Confusão: 69,2 mm (40,6 mm em 2 horas)

Almas: 65,2 mm

Pium: 41,6 mm

Palmas: 36,4 mm

 

Foto de Thiago Bezerra, Manaus (AM)

 

Aumento de nebulosidade nesta sexta

Nos próximos dias, as áreas de instabilidade ganham força sobre a Região Norte. Em Rondônia, em quase todo o Amazonas e no oeste do Pará, a sexta-feira, 6 de dezembro, será com muitas nuvens e chuva a qualquer hora, com risco de chuva forte em Manaus. O sol vai aparecer em alguns momentos, mas entre muita nebulosidade.

 

Para os outros locais da Região Norte, a previsão é de sol pela manhã e pancadas de chuva entre a tarde e a noite. No leste do Pará e norte do Tocantins, as pancadas podem começar  já pela manhã

CIDADES RELACIONADAS

Belém - PA

24°
min

30°
max

40mm / 90%

Palmas - TO

23°
min

32°
max

15mm / 67%