Chuva forte no Norte do Brasil nesta sexta

03/01/2020 às 01:57
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Risco de cuva forte em quase todos os estados da Região. Grandes volumes de chuva são esperados para o Pará.

 O calor intenso e a grande disponibilidade de umidade vão gerar grandes áreas de instabilidade  sobre o Norte do país nesta sexta-feira, 03 de dezembro. Há condições para chuva forte e volumosa em vários estados.

 

Muita chuva no Pará

O centro-sul do Amazonas, Acre, Rondônia, Pará e Tocantins podem ter chuva forte nesta sexta. Mas a chuva mais volumosas deve ocorrer no Pará e norte do Tocantins. Estas áreas podem ter  temporais.  Em Soure, na ilha de Marajó, choveu 119 mm entre os dias 1 e 2 de janeiro, segundo o INMET

A previsão para quase todo o Pará, incluindo Belém, é de predomínio de céu nublado, poucas aberturas de sol e chuva a qualquer hora.

 

Tempo seco no extremo norte

O ar secou no extremo norte da Região Norte do Brasil diminuindo a nebulosidade e as condições para chuva. No norte do Amazonas, em Roraima, noroeste do Pará e oeste do Amapá, incluindo Boa Vista, o dia será com sol forte entre algumas nuvens e nenhuma chuva. 

 

Já nas demais áreas da Região, incluindo Manaus, Rio Branco, Palmas e Macapá, o sol deve aparecer forte durante a manhã e vão ocorrer pancadas de chuva entre a tarde e a noite. As pancadas de chuva já devem começar durante a manhã, intercaladas com períodos de sol, na região de Porto Velho

 

Foto de Roberto Meira - Belém, PA

 

Tendência para os próximos dias

Nos próximos dias as áreas de instabilidade ainda vão predominar na Região e a chuva deve ser forte e volumosa principalmente sobre o leste do Pará e norte do Tocantins. O sol e o tempo firme ainda vão predominar em Roraima, no norte do Amazonas e no noroeste do Pará. Nas demais áreas devem ocorrer pancadas de chuva a partir da tarde.

CIDADES RELACIONADAS

Belém - PA

24°
min

32°
max

25mm / 67%

Palmas - TO

23°
min

33°
max

20mm / 67%