Clima e pragas: o que fazer com os ganfanhotos?

10/07/2020 às 16:02
por Redação

Oferecimento
O podcast O Clima entre Nós revela que a nuvem de insetos que foi do Paraguai para a Argentina pode ameaçar a próxima safra do Brasil. Depende do clima.

Como se não bastasse a pandemia de coronavírus em curso no planeta, uma enorme nuvem de gafanhotos ameaçava entrar no Sul do Brasil, em particular no Rio Grande do Sul, na última semana de junho de 2020. Os vorazes insetos se deslocaram do Paraguai para o norte da Argentina e se dirigiam para o oeste gaúcho.  

 

Na primeira semana de julho de 2020, os gafanhotos assolavam também áreas no leste da África, destruindo safras e comprometendo o abastecimento de alimentos para a população. Estimou-se que esta infestação era a pior em 70 anos sobre o norte do Quênia, leste da Etiópia e em algumas regiões da Somália.

 

Quando a nuvem de gafanhotos da América do Sul estava a pouco mais de 100 km do Rio Grande do Sul, uma frente frente fria chegou forte ao norte argentino, ao Paraguai e ao Sul do Brasil jogando um “balde de gelo” na excitação dos insetos. 

A queda da temperatura reduz a proliferação. A diminuição dos ventos permitiria o sobrevôo com aviões para espalhar o inseticida para eliminar parte do enxame.

 

A nuvem de gafanhotos é uma praga bíblica e até hoje se manifesta em diversos locais do planeta. Pode-se controlá-la, mas é pouco provável que se consiga erradicá-la do planeta. 

 

O surgimento, deslocamento, controle e eventual erradicação de pragas agrícolas estão intimamente relacionadas com as condições do tempo e do Clima e por isso, o podcast O Clima entre Nós juntou para uma conversa Patricia Madeira, meteorologista da Climatempo especialista em previsões climáticas, e João Castro, agrometeorologista, consultor e coordenador da equipe da assuntos agrícolas da Climatempo.

 

O que são pragas agrícolas? Qual a importância do “vazio sanitário” para o controle de pragas? A nuvem de gafanhotos pode aumentar quando o calor da primavera começar? Qual a expectativa climática para os próximo semestre? Os gafanhotos podem mudar de lugar?

 

Neste episódio do O Clima entre Nós, “Clima e pragas: o que fazer com os gafanhotos?”, você vai saber tudo isto e muito mais. E uma alerta está lançado: o fato de agora estarmos em um período relativamente frio, a nuvem de gafanhotos do Paraguai e da Argentina não deixou de ser uma ameaça para os agricultores do Brasil. Ela pode até ameaçar a próxima safra de verão. 

 

O podcast O Clima entre Nós está disponível em diversas plataformas: OvercastSpotifyAppleGoogleBreakerRadio Public

 

Boa escuta!

 

 

 

 

 

 

Leia e ouça também

 

Saiba o que é uma onda de frio e onda de calor

 

Sol, home office, pandemia e a sua vitamina D

 

Frio, ar seco e a covid-19

 

O que a pandemia tem a ver com o aquecimento global?

 

Biometeorologia: a relação das formas de vida e a atmosfera