Chuva nos extremos do BR e ar muito seco no interior

06/09/2020 às 15:01
por Redação

Atualizado 06/09/2020 às 15:54

Oferecimento
Confira a tendência para o Brasil ao longo da semana

Ao longo da semana a chuva tende a se concentrar no extremos do Brasil. Há previsão, inclusive, para chuva volumosa em áreas do Sul. Outras nuvens carregadas se formam também no litoral leste do Nordeste e na costa norte do país.

 

O maior destaque em relação à chuva, é para o Sul. Nuvens muito carregadas ainda vão se formar entre os estados do Rio Grande do Sul e Cantarina, e a expectativa é de um grande volume acumulado neste início de semana.  Confira mais detalhes deste alerta aqui.

 

Mar fica agitado e há risco de ressaca na costa do Sul

 

Pancadas de chuva

Na Região Norte, a chuva segue bem isolada. As pancadas de chuva ainda podem acontecer entre os estados do Pará, Amapá, Amazonas e Acre. A chuva pode ser forte em alguns pontos, mas o sol aparece e o ar segue bem abafado.

 

No Nordeste, as pancadas acontecem na faixa leste da Região, como já acontece há vários dias. Na segunda-feira há condições para chuva do litoral da Bahia ao de Pernambuco, e nos demais dias, a chuva pode atingir o litoral da Paraíba e Rio Grande do Norte também. No entanto, a chuva é isolada e vem com  no máximo moderada intensidade. Faz sol nas praias nordestinas.

 

Ar seco

O ar seco ainda é uma preocupação em grande parte do Brasil. A umidade relativa do ar ainda vai atingir índices muito críticos ao longo desta semana. Esse ar seco pode propiciar o surgimento de problemas respiratórios, principalmente em pessoas que já possuem algum tipo de dificuldade para respirar, ou em idosos e crianças.

 

Além disso, a falta de chuva dificulta a dispersão de gases poluentes na atmosfera, portanto a qualidade do ar também fica prejudicada por várias localidades.

 

Foto de Vanessa Gehm, Belo Horizonte (MG)

 

Não tem previsão de chuva por enquanto no Centro-Oeste do Brasil, em todo interior do Nordeste, toda faixa sul da Amazônia, Minas Gerais, Espírito Santo e interior de São Paulo. Até entra um pouco mais de umidade entre o leste de SP e o Rio De Janeiro, mas o predomínio nesta semana também será de sol, tempo firme e ar seco.

 

A umidade relativa do ar fica abaixo dos 30% nestas áreas, mas em várias cidades, principalmente do Centro-Oeste, no interior de SP e oeste de Minas Gerais, a umidade pode ficar abaixo dos 20%. A situação é de alerta, e os cuidados com a hidratação devem ser redobrados neste caso!

 

Por que o ar seco é ruim para saúde?

 

 

 

Confira a tendência para o mês de setembro no Brasil

 

Esse tempo seco e quente ajuda a deixar a vegetação ressecada, e com isso os focos de incêndio aumentam com mais facilidade. Este período do ano já costuma ser marcado por essas características, mas a situação é bem preocupante, principalmente nas áreas do Pantanal. 

 

Confira a expectativa para a primavera no nosso podcast O Clima entre Nós!

 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

18°
min

27°
max

5mm / 83%

Rio de Janeiro - RJ

21°
min

29°
max

20mm / 80%