Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Muita chuva no Norte e no Sul do Brasil

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto de Kamila Mendonça, Florianópolis (SC)

5 min de leitura

Oferecido por

Nebulosidade sobre o Brasil

Uma frente fria avança pelo litoral da Região Sul do Brasil e ajuda a formar nuvens carregadas pelo interior da Região.

 

Fortes áreas de instabilidade crescem nas áreas de fronteira entre o Brasil, a Bolívia e o Paraguai. Parte dessas nuvens chega ao Mato Grosso e ao Mato Grosso do Sul. 

O ar quente úmido que predomina sobre o Norte do Brasil estimula a formação de nuvens carregadas em vários pontos da Região e também em alguns locais da Região Sudeste.

 

Há muita nebulosidade sobre o Nordeste do Brasil, mas a maior parte dessas nuvens são formadas por cristais de gelo e não provocam chuva.

 

mapa-previsao-2711

 

 

Previsão do tempo para 27/11/2020 - sexta-feira

Nesta sexta-feira, as Regiões mais instáveis, com maior chance de chuva serão o Norte e o Sul do Brasil.

 

O tempo abre no sul do Rio Grande do Sul e o sol predomina na região. Nas outras áreas gaúchas e também em Santa Catarina e no leste do Paraná, ocorrem várias pancadas de chuva ao longo do dia, com o risco de chuva forte. O centro-oeste e norte do Paraná tem sol calor e pancadas de chuva a partir da tarde.

 

Em toda a Região Centro-Oeste do Brasil e também em São Paulo, no oeste sul de Minas e no sul do Rio De Janeiro, esta sexta-feira será um dia de muito calor e o sol aparece forte por várias horas. Mas justamente por causa do excesso de calor, algumas pancadas de chuva podem acontecer a tarde no começo da noite, mas a chuva não se prolonga por muito tempo.

 

Já sobre a maioria das áreas da Região Norte, a previsão é de muitas pancadas de chuva, que podem vir na forma de temporais. Mesmo assim ocorrem em períodos com sol, principalmente o sobre o Tocantins, no Pará e no Amapá.

 

Para Região Nordeste, a previsão é de períodos com sol, sempre entre nuvens. Há previsão de pancadas de chuva com raios sobre o Maranhão, no norte, oeste e sul do Piauí. Há condições para chuva também no Ceará e em toda a faixa litorânea desde o Rio Grande do Norte até o sul da Bahia. Mas a chuva nessas áreas não devem causar transtornos.

 

De forma geral esta sexta-feira um dia de muito calor no Brasil. A temperatura cai um pouco na Região Sul por causa do excesso de nuvens e da chuva, mas não chega fazer frio

 

Foto de Kamila Mendonça, Florianópolis (SC)

 

 

Alertas meteorológicos para hoje

Esta sexta-feira é com alerta para temporais no oeste do Amazonas e também. 

Alerta para temporal no sul e centro-oeste do Paraná incluindo Curitiba, no Vale do Itajaí, no litoral, no Planalto Sul e norte de Santa Catarina e também na região serrana catarinense alerta para temporal também na grande Porto Alegre na serra e no litoral norte gaúcho e no Planalto.

 

Atenção para chuva moderada a forte, com raios e fortes rajadas de vento no centro-oeste do Rio Grande do Sul, no oeste catarinense e no centro, sul, oeste e norte do Paraná.

 

Chuva moderada a forte e ventos por vezes fortes no centro-sul leste e norte de São Paulo, incluindo a capital paulista, no sul e oeste de Minas Gerais, no Distrito Federal, em Goiânia e no centro-oeste de Goiás .

 

Também ficam em atenção para chuva moderada a forte e rajadas de vento fortes o norte de Mato Grosso, Rondônia, Pará, Roraima, centro-norte, sul e leste do Amazonas e o leste do Acre. 

 

Dia de atenção para chuva moderada no litoral da Bahia, inclusive em Salvador.

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias