Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Ciclone extratropical se forma e provoca vento forte

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

Foto: Istock

 

Uma área de baixa pressão atua sobre o Sul do Brasil nos próximos e dá origem a um ciclone extratropical próximo ao litoral da Região Sul. A partir de quinta-feira (03) esse ciclone avança em direção ao oceano e provoca vento intenso no Sul e também no litoral de São Paulo e do Rio De Janeiro.

 

Nessa quinta-feira (03) uma área de baixa atua sobre o Sul do Brasil provocando temporais com chuva e vento fortes na Região.

 

Temporais no Sul do país

 

Entre quinta-feira (03) e a madrugada de sexta-feira (04), o vento sopra forte no Sul do Brasil, com rajadas entre 80 e 100km/h no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina e entre 60 e 80km/h no Paraná.

 

A presença do sistema de baixa pressão provoca rajadas de vento também em São Paulo, entre 50 e 70km/h no oeste, no centro-sul e no leste paulista, incluindo a Grande São Paulo no decorrer da quinta-feira (3). Até a noite, o sistema se intensifica dando origem a um ciclone extratropical (ciclogênese) no litoral do Rio Grande do Sul, com rajadas de vento por volta de 90km/h.

 

base00ciclone

 

 

Na sexta-feira (04) o ciclone extratropical se intensifica e se afasta do litoral em direção ao oceano. O vento ainda sopra intenso no litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, com rajadas de até 80km/h. O ciclone influencia ainda o litoral do Paraná, de São Paulo e do Rio de Janeiro, com rajadas chegando a 50km/h.

 

Mar agitado

 

Em alto-mar, ao largo do estuário do prata e do litoral sul do Brasil, as rajadas de vento ficam entre 100 e 120km/h. O vento soprando intenso sobre o oceano deixa o mar bem agitado, com ondas chegando a 4 metros de altura em alto-mar.

 

Leia também: Região Sudeste tem mais temporais até o fim da semana

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias