Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Região Norte - previsão do clima para o verão 2021

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Região Norte - previsão do clima para o verão 2020/2021

8 min de leitura

Oferecido por

O verão 2020/2021 começa astronomicamente no Hemisfério Sul às 7h02 do dia 21 de dezembro de 2020 e termina às 6h38 do dia 20 de março de 2021 pelo horário de Brasília. Confira agora a previsão do Clima para o verão 2021 na Região Norte do Brasil.

 

 

Características gerais do verão na Região Norte

O verão é o início do período mais chuvoso do ano no Norte do Brasil. A chuva começa no verão, mas o pico do período úmido normalmente é durante o outono .

O ar úmido e quente fica espalhado sobre a Região Norte do Brasil e mantém a formação de nuvens bastante carregadas que provocam pancadas de chuva frequentes, muitas vezes concorrência de temporais em todos os estados.

 

Segundo os dados do Instituto Nacional de Meteorologia, para o período de 1981 a 2010, a média de precipitação na Região Norte do Brasil no mês de janeiro varia de 250 mm a 350 mm, em praticamente toda a Região. 

 

Na região de Belém e também em parte da Ilha de Marajó o volume de chuva fica entre 350 e 400 mm. Janeiro é época de pouca chuva na região de Roraima e os maiores volumes de chuva acontecem no extremo sul do estado, que tem em média em torno de 170 mm. 

 

As médias de chuva para fevereiro são ainda mais elevadas. No litoral do Amapá, na região da Ilha de Marajó e no extremo nordeste do Pará, incluindo a região de Belém, as médias de chuva em fevereiro variam de 350 mm a 450 mm. Mas na maioria das áreas da Região o volume médio de chuva em fevereiro fica entre 250 mm e 350 mm. O volume de chuva médio na região de Roraima é baixo porque é um mês normalmente de pouca chuva por lá. Os maiores volumes não passam de 175 mm.

 

O fim do verão, que é o mês de março, é o pico do período chuvoso em muitas áreas da Região Norte do Brasil. Os volumes de chuva são ainda mais elevados e variam de 300 a 400 mm em grande parte da Região. Porém, no Amapá, no nordeste do Pará e na região da Ilha de Marajó, os volumes médios de chuva para março variam de 400 mm  a 600 mm.

 

Sistemas meteorológicos que atuam no verão na Região Norte 

A chuva na Região Norte do Brasil nos meses de verão é provocada por nuvens carregadas que se formam por causa da grande disponibilidade de calor e de umidade na atmosfera. Essas nuvens com frequência provocam tempestades com chuva muito volumosa, raios e intensas rajadas de  vento.

 

São comuns também a formação de linhas de instabilidade, que são um conjunto de nuvens do tipo cumulonimbus que se deslocam de forma ordenada.

 

Mas o principal sistema meteorológico que influencia a Região Norte do Brasil durante o verão é a ZCIT - Zona de Convergência Intertropical. A ZCIT é caracterizada por aglomerados de nuvens carregadas que avançam do Atlântico Norte em direção ao Brasil trazendo chuva bastante volumosa e generalizada.  A atuação da ZCIT depende de como está a temperatura da água do mar no Atlântico Norte.

 

A ZCAS - Zona de Convergência do Atlântico Sul - também influencia parte da Região Norte do Brasil .

 

Outro sistema meteorológico que também colabora para a formação de áreas de instabilidade na Região Norte do Brasil é a circulação da Alta da Bolívia. Essa circulação de ventos influencia especialmente o Acre, Rondônia e as áreas ao sul do Amazonas e do Pará.

 

Previsão para o verão 2021

 O verão de 2021 terá influência do fenômeno La Niña e o Norte do Brasil será a única Região do país que vai sentir os efeitos deste fenômeno no padrão de chuva. O La Niña tende a aumentar a chuva sobre parte do Norte do Brasil.

 

Janeiro de 2021

A previsão para janeiro de 2021 é de que chova acima das médias normais para este mês em praticamente toda a Região Norte do Brasil. Destaque para volumes acima da média sobre o Amazonas, incluindo Manaus, em Roraima, no centro-oeste e norte do Pará e também sobre a maioria das áreas do Amapá.

 

Para o estado do Tocantins, a previsão é de que chova abaixo do normal. A região do litoral do Pará e da ilha de Marajó também terão menos chuva do normal em janeiro. No Acre, o volume de chuva em janeiro de 2021 deve ficar dentro a abaixo da média normal. Em Rondônia, chove  próximo da média histórica.

 

 

Fevereiro de 2021

A  previsão para fevereiro de 2021 é de que o volume de chuva no fim do mês fique acima ou dentro da média sobre a maioria das áreas do Amazonas, incluindo a região de Manaus, no oeste e noroeste do Pará e sobre o centro-sul do Amapá. O Acre deve ter chuva dentro a acima da média. Rondônia terá menos chuva do que a média para fevereiro.

 

Mas para todo o centro-sul, leste e nordeste do Pará, incluindo a região de Belém, para o litoral do Amapá e novamente para o estado do Tocantins, a previsão é de chuva abaixo da média histórica.

 

Para praticamente todo o estado de Roraima, a previsão é de chuva próxima do normal durante o mês de fevereiro.

 

Março de 2021

Para março de 2021 a previsão é de que chova menos do que o normal sobre praticamente toda a Região Norte. É preciso considerar que a previsão de chuva abaixo da média não significa que não vai chover. O mês é normalmente muito chuvoso, com médias em geral acima dos 300 mm.

 

A previsão é de que o volume de chuva fique dentro a um pouco acima do normal sobre a região central do Amazonas, em Roraima, em algumas áreas do centro-norte do Pará e no centro-sul do  Amapá.

 

Destaca-se que o Acre, Rondônia, o sul e o leste do Pará e novamente o Tocantins terão chuva abaixo do normal para o mês.

 

 

Temperaturas

A expectativa é de temperaturas próximas ou acima do padrão normal para o verão, em praticamente toda a Região Norte. Porém, com a tendência de menos chuva do que o normal em Tocantins, este estado poderá sofrer com eventos de calor excepcional no verão 2021.

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias