Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Temporais continuam no Sudeste e o Norte do Brasil nesta sexta

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Temporal em Bauru (SP) por Thiago Aires

4 min de leitura

Oferecido por

Nebulosidade sobre o Brasil

O ar quente e úmido está espalhado por quase todo o Brasil e estimula a formação de nuvens carregadas em todas as regiões do país.

A circulação dos ventos sobre o Brasil,  em  diversos níveis da atmosfera,  ajuda a formar áreas de instabilidade que provocam chuva prolongada e por grandes áreas.

 

Uma área de baixa pressão atmosférica que está sobre o mar,  entre Santa Catarina e São Paulo,  colabora para formar essas áreas de instabilidade em parte do sul e do sudeste do Brasil.

 

Durante esta sexta-feira, ventos quentes e úmidos vindos do Norte do Brasil vão fortalecer as áreas de chuva entre São Paulo Mato Grosso do Sul e o Paraná. 

 

mapa-previsao-1812

 

Previsão do tempo para 18/12/2020 -  sexta-feira

 A última sexta-feira da primavera é um dia abafado,  quente e úmido em praticamente todo o Brasil.  Há condições de pancadas de chuva com raios à tarde à noite sobre a maioria das áreas do país.  Porém,  antes da chuva,  ocorrem em períodos com sol.

 

No sudoeste e no sul do Amazonas, em Rondônia,  no centro-sul do Tocantins,  no oeste do Pará, as pancadas de chuva podem acontecer a qualquer hora do dia 

.

A região do Vale do Itajaí e do litoral norte de Santa Catarina,  o leste estado do Paraná,  o nordeste de Mato Grosso do Sul, as áreas ao centro-oeste e norte de São Paulo e também o Sul de Minas Gerais podem ter várias pancadas de chuva ao longo do dia.

 

Sexta-feira com sol e calor, sem risco de chuva,  no centro-sul e sudoeste do Rio Grande do Sul,  em Vitória e no centro-norte do Espírito Santo,  no norte e no leste de Minas Gerais,  no centro-oeste e sul da Bahia.

 

 

Temporal em Bauru (SP) por Thiago Aires

 

Previsão para  o verão 2021: Região Sul e Região Sudeste

 

 

Alertas meteorológicos para hoje

Durante esta sexta-feira pancadas de chuva de forte intensidade,  com raios e Ventos fortes podem acontecer em muitos estados brasileiros. 

 

Os estados de São Paulo, Paraná, o Sul de Minas e o Sul do Rio De Janeiro permanecem em alerta para temporais. 

 

Alerta para temporal também no centro-norte do Amazonas, em quase todo o estado do Pará, no sul do Amapá e no centro-oeste e norte do Maranhão. As capitais São Luís, Belém, Macapá e Manaus estão sujeitas a temporais nesta sexta-feira 

 

Atenção para o risco de chuva forte, com raios e rajadas de vento em alguns locais do sul do Amazonas, Acre, Rondônia, no centro-norte do Mato Grosso, no Tocantins, leste do Maranhão, no Piauí e até no sertão do Pernambuco. 

 

Atenção também para chuva moderada a forte, com raios e ventos por vezes fortes também na Grande Belo Horizonte, no Triângulo Mineiro, na Zona da Mata Mineira, no Grande Rio, na região dos Lagos e região Serrana Fluminense. 

 

O sul e o leste de Mato Grosso do Sul, o estado de Santa Catarina e o norte do Rio Grande do Sul também estão sujeitos a chuva moderada a forte raios e fortes rajadas de vento nesta sexta-feira.

 

Qualidade do ar e mobilidade urbana: Você trocaria o carro pela bicicleta?

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias