Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Ciclone, MJO e onda de frio na segunda quinzena de abril

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Surpresas do tempo na segunda quinzena de abril

3 min de leitura

A primeira quinzena de abril foi marcada por vários eventos de chuva volumosa sobre o Norte e o Nordeste do Brasil e pela falta de chuva, de forma geral, no centro-sul do país. O ar quente predominou, mas rápidos resfriamentos foram observados em algumas áreas do Sul e do Sudeste.

 

A segunda quinzena de abril começou com a possibilidade de formação de um ciclone subtropical entre o litoral de São Paulo e de Santa Catarina, deixando o monitoramento meteorológico em atenção para o risco de ventania, mar agitado e chuva volumosa em áreas litorâneas do Sul e do Sudeste.

 

 

Expectativas para a segunda quinzena de abril de 2021

 

A chuva do Nordeste e de parte do Norte do Brasil é muito dependente atuação da Zona de Convergência Intertropical. Climatologicamente maio é um mês de chuva volumosa no norte do Nordeste e da região Norte. Qual a expectativa de posicionamento da Zona de Convergência Intertropical para a segunda quinzena de abril e o começo de maio?  A fase da oscilação de Madden-Julian vai favorecer mais chuva para o Brasil? Quais regiões do país serão beneficiadas?


As frentes frias de abril, até agora,  passaram bastante oceânicas pelo Sul e Sudeste, mas tivemos cavados e baixas pressões atmosféricas no mar, perto da costa, que ajudaram a formar áreas de instabilidade no interior do continente.

 

Como fica a temperatura do Atlântico Sul na costa do Sul e do Sudeste até o fim de abril? Vai haver alguma mudança no padrão de deslocamento das frentes frias durante a segunda quinzena de abril? A previsão da primeira onda de frio com moderada para forte intensidade está confirmada para a virada de abril para maio? 

 

Este episódio do podcast O Clima entre Nós traz as respostas para estas questões, na análise de Ana Clara Marques,  meteorologista especialista em previsão climática da Climatempo

 

Você pode ouvir todos os conteúdos do podcast  O Clima entre Nós no site da Climatempo, no nosso canal no Youtube e nas principais plataformas de áudio.

 

Boa escuta!

 

 

 

 

4

Ouça e leia também

 

Ar, mar e o clima da Terra


Teleconexões para entender nosso clima

 

 

+ mais notícias