Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Ar seco predomina sobre o Brasil e ainda faz frio no Sul

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto: Campos do Jordão (SP), por Helena Mangini

6 min de leitura

Oferecido por

Foto: Campos do Jordão (SP), por Helena Mangini

 

Nebulosidade sobre o Brasil

 

Áreas de instabilidade continuam crescendo ao longo de quase todo o litoral do Nordeste provocando fortes pancadas de chuva em várias capitais. Outras áreas de instabilidade também crescem em muitos estados do Norte do Brasil, por causa da grande disponibilidade de ar quente e úmido. Também chove forte em áreas de Roraima, Amapá, Amazonas e Pará.

 

Uma frente fria avança pelo litoral da Bahia e nesta sexta-feira vai aumentar as condições para chuva no litoral baiano. Esta frente fria ainda deixa a nebulosidade de chuva sobre o Espírito Santo.

 

O ar seco predomina sobre o Sudeste, Centro-Oeste e no Sul do Brasil dificultando a ocorrência de chuva.

 

O ar frio de origem polar mantém a temperatura baixa no Sul do Brasil e no Sudeste. Algumas áreas da Região Sul ainda podem ter geada.

Novas áreas de instabilidade crescem entre o Brasil e o Paraguai favorecendo a ocorrência de chuva em pequenas áreas de Mato Grosso do Sul e do Paraná.

 

mapa-previsao-1405

 

Previsão do tempo para 14/5/2021 - sexta-feira

 

A maioria das áreas da Região Sul do Brasil tem uma sexta-feira com bastante sol e sem condições para chuva. Mas algumas nuvens carregadas crescem no Paraguai e podem provocar pancadas de chuva no oeste do Paraná a partir da tarde. O ar frio de origem polar continua presente sobre o Sul do Brasil e mantém a temperatura baixa durante várias horas pela manhã. Há condições para geada em áreas da Serra do Rio Grande do Sul de Santa Catarina e também do Planalto Sul catarinense. Sexta-feira nublada e com garoa no litoral do Paraná.

O amanhecer desta sexta-feira poderá ser o mais frio do ano até agora nas capitais Curitiba e Porto Alegre.

 

Quase toda a Região Sudeste tem uma sexta-feira com bastante sol, mas o dia amanhece frio. Esta madrugada pode ser a mais fria do ano até agora nas capitais São Paulo, Belo Horizonte e Rio De Janeiro. A região do Vale do Ribeira e do litoral sul do estado de São Paulo passam um dia com céu nublado e pode garoar. No Espírito Santo, o sol aparece entre muitas nuvens e pode chover em algumas áreas, com fraca intensidade.

 

Entenda como o ar seco afeta o coração

 

O ar quente seco predomina sobre o Centro-Oeste do Brasil. Isso deixa praticamente toda a região com pouca nebulosidade, sem condições para chuva e com índices de umidade no ar abaixo do confortável para saúde humana. Mas algumas nuvens carregadas estão crescendo sobre o Paraguai e por isso a região de Ponta Porã, e outras localidades no sul de Mato Grosso do Sul, podem ter algumas pancadas de chuva passageiras na madrugada e manhã desta sexta-feira. Não há condições para chuva em Campo Grande, apenas alguma nebulosidade.

 

A maioria das áreas da Região Nordeste do Brasil tem uma sexta-feira com muita nebulosidade e várias pancadas de chuva. O dia é de alerta para mais chuva forte nas áreas litorâneas, inclusive em várias capitais. Não há condições para chuva apenas no sul do Maranhão e do Piauí e também no centro-oeste e sul do interior da Bahia. 

 

Quase toda a Região Norte do Brasil também tem mais pancadas de chuva nesta sexta-feira, que podem ser fortes, mas com períodos de sol. O tempo fica seco, com predomínio de sol, apenas no sul de Rondônia, Sul do Pará e sobre o Tocantins.

 

La Niña pode voltar na primavera?

 

 

Alertas meteorológicos para 14/5/2021

 

Sexta-feira com alerta para temporais no norte do Maranhão, norte do Piauí e centro-norte do Ceará. As capitais São Luís e Fortaleza também ficam sujeitas a temporais.

 

Atenção para chuva moderada a forte no Rio Grande do Norte,  na Paraíba, no litoral de Sergipe e de Alagoas.

 

Recife e o litoral de Pernambuco passam esta sexta-feira em alerta para chuva moderada a forte e frequente.

 

Alerta para temporais em Belém e no litoral do Pará, no Amapá e em Roraima, incluindo as capitais Macapá e Boa Vista.

 

Atenção para chuva moderada a forte sobre o centro-oeste e Norte do Amazonas, incluindo Manaus, e também no centro-norte do Pará.

 

Atenção a condições para geada na Serra do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina e no Planalto Sul catarinense.

 

Atenção para o ar muito seco, com níveis de umidade entre 20% e 30% do sudoeste do Rio Grande do Sul, em todo o oeste de Minas Gerais,incluindo o Triângulo Mineiro, no Vale do São Francisco e no oeste da Bahia, em Goiás, no Distrito Federal, em Palmas em todo o centro-sul e leste do Tocantins e também no leste de Mato Grosso.

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias