Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Frente fria espalha muitas nuvens e chuva sobre o Brasil

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto: Cuiabá (MT) por Douglas Lindemann

6 min de leitura

Oferecido por

Foto: Cuiabá (MT), por Douglas Lindemann

 

 

Atenção: o inverno no Hemisfério Sul começa oficialmente no dia 21 de junho, a 00h32 min pelo horário de Brasília

 

Grande fria avança sobre o Brasil e condições para chuva aumentam até sobre áreas secas do Centro-Oeste e do Sudeste 

 

 

Nebulosidade sobre o Brasil 

 

Uma grande frente fria avança sobre o Brasil e espalha áreas de instabilidade sobre o Sudeste e o Centro-Oeste do país. As nuvens de chuva já cobriram São Paulo e o Mato Grosso do Sul e nesta sexta-feira avançam sobre o Rio De Janeiro, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso. A nebulosidade da frente fria deve chegar ao Distrito Federal no fim de semana.

 

O ar frio de origem polar que vem junto com esta frente fria já afastou as nuvens carregadas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Nesta sexta-feira, as nuvens de chuva saem também do Paraná. 

 

Áreas de instabilidade ainda crescem sobre a  Região Norte por causa da grande disponibilidade de calor e de umidade.

 

A Zona de Convergência Intertropical espalha nuvens carregadas sobre o extremo norte do Nordeste.

 

 

Previsão do tempo para 11/06/2021 - sexta-feira

 

Nesta sexta-feira, 11 de junho, o sol e o tempo seco voltam a predominar sobre quase toda a Região Sul do Brasil, depois da chuva forte dos últimos dias. Só há previsão de um pouco de chuva no litoral do Paraná. O litoral catarinense, o norte e o leste do Paraná têm muitas nuvens, mas não chove. O ar frio que se espalha sobre a Região faz a temperatura baixar ao longo do dia. A noite desta sexta será muito fria no Sul e há previsão de geada para o fim de semana em Curitiba.

 

Uma grande frente fria avança sobre o Brasil e espalha muita nebulosidade sobre o Sudeste e sobre o Centro-Oeste do Brasil nesta sexta-feira. Há previsão de chuva para o norte e leste de São Paulo, em todo o estado do Rio de Janeiro, para a maioria das áreas de Minas Gerais e do Espírito Santo, para o norte de Mato Grosso do Sul e para quase todas as regiões de Goiás e de Mato Grosso.

 

Há condições para chuva nesta sexta-feira nas capitais São Paulo, Rio de Janeiro, Vitória, Belo Horizonte, em Goiânia e em Cuiabá.

 

O sol e o tempo seco ainda predominam no nordeste e norte de Mato Grosso, no norte de Goiás, no Distrito Federal, no Noroeste Mineiro, no Vale do Jequitinhonha e no Vale do Rio Doce e no norte do Espírito Santo.

 

Chuva avança para o DF no fim de semana

 

Na Região Nordeste do Brasil, há condições para rápidas pancadas de chuva na faixa litorânea, desde o sul da Bahia até a região de Natal, com a presença do sol ao longo do dia. Sol e pancadas de chuva no litoral e no norte do Ceará, em Teresina e no norte do Piauí. O litoral do Maranhão tem muitas pancadas de chuva a  qualquer hora. O centro, oeste e leste maranhense tem sol e pancadas de chuva a partir da tarde. O ar seco e o sol predominam nas outras áreas da Região Nordeste.

 

Sol, calor e ar seco ainda são observados sobre o Tocantins, no sul e leste do Pará. O Amapá e o litoral do Pará têm muitas nuvens e chuva frequente no decorrer do dia. Em Roraima, no Amazonas, no Acre, em Rondônia e nas demais áreas do Pará, as pancadas de chuva acontecem principalmente à tarde e à noite.

 

 

 

Alertas meteorológicos para 11/06/2021

 

Sexta-feira com alerta para temporais no Vale do Paraíba e litoral norte de São Paulo, no estado do Rio de Janeiro e na Zona da Mata Mineira, no norte de Roraima, no litoral do Amapá, do Pará e do Maranhão. As capitais Rio de Janeiro, São Luís, Belém, Macapá e Boa Vista ficam sujeitas a temporais.

..

Atenção para chuva moderada a forte e raios na região da Grande Belo Horizonte e no extremo sul do Espírito Santo.

 

Também ficam em atenção para chuva moderada a forte raios a região oeste e norte do Amazonas, o centro-norte do Pará e na faixa centro-norte do Maranhão, o interior do Amapá e o centro-sul de Roraima. 

 

Atenção para chuva e vento moderados na Grande São Paulo, na Baixada Santista, no litoral sul e no Vale do Ribeira, em São Paulo

 

Atenção para o ar seco, com níveis de umidade entre 21% e 30% sobre o extremo norte de Goiás, centro-oeste e norte da Bahia, centro-sul do Piauí, sul do Maranhão e nordeste de Mato Grosso, Tocantins e sertão do Nordeste

 

 

Agenda

 

Climatempo promove debate sobre mudança climática

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias