Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Incêndios afetam a transmissão de energia

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

Do começo deste ano até agora, São Paulo bateu recorde de queimadas após registrar 3.578 focos de incêndio no estado. Aumento de 46% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registradas 2.456 ocorrências. Os números são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

 

Como surgem as queimadas?

 

Fogo nas linhas de transmissão de energia

 

A Eletrobras Furnas alerta para as consequências do impacto do fogo nas linhas de transmissão, o que pode comprometer o abastecimento de energia de cidades e regiões. Em 2020, a empresa contabilizou 124 desligamentos provocados por queimadas em seu sistema de transmissão. Só no estado, onde a companhia tem mais de 5.700 quilômetros de linhas de transmissão, foram registradas 65 ocorrências de janeiro de 2020 até agora.  

 

Os estados mais afetados, em geral, ficam em São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Tocantins. O sistema de transmissão da Eletrobras Furnas passa por esses estados, onde também estão localizadas usinas e subestações da empresa.  

 


“Fazer queimadas é crime ambiental, conforme o Decreto 2.661, de julho de 1998, e o fogo pode causar desligamentos de linhas de transmissão. Isso pode provocar interrupção no fornecimento de energia elétrica e impactar importantes serviços à sociedade”, explica Ricardo Abdo, gerente de Linhas de Transmissão de FURNAS.  

 

 

Para esclarecer a população dos riscos, impactos e prevenção contra as queimadas. FURNAS também oferece, além dos canais disponibilizados no site https://www.furnas.com.br/ subsecao/153/fale-conosco um  número de telefone (serviço gratuito que funciona 24 horas) para receber informações sobre queimadas e outras irregularidades que sejam identificadas próximo às linhas de transmissão: 0800 0252555.

 

Leia também: Semana começou com recorde de calor em várias capitais

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias