Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Previsão do tempo para o feriado de 15 de novembro

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

9 min de leitura

 

 

Quem não pode passear, fazer uma viagem no feriado de Finados tem outra chance em breve. Vem aí o fim de semana prolongado pelo feriado da Proclamação da República, em 1 de novembro. Este feriado será em uma segunda-feira e emenda com o fim de semana de 13 e 14 de novembro.

 

As condições do tempo no fim de semana prolongado pelo feriado de 15 de novembro serão determinadas por uma grande convergência de umidade sobre parte do Sudeste e do Centro-Oeste do Brasil e pela chegada de uma nova frente fria sobre a Região Sul. 

 

 

Grande Prêmio São Paulo de Fórmula 1

 

Para quem curte o esporte de velocidade, não esqueça que no domingo, 14 de novembro, tem o Grande Prêmio São Paulo de Fórmula 1. Será no autódromo de Interlagos, na zona sul da capital paulista. A corrida ocorre no domingo, mas na sexta-feira, 12, tem treinos livres, para reconhecimento da pista e ajustes nos carros, e no sábado, 13 de novembro, acontece o treino oficial que vai definir o grid de largada.

 

Uma das condições mais importantes para a corrida da Fórmula 1 é o estado do tempo, a condição de chuva. Isto vai definir a estratégia do uso de pneus; alguns pilotos fazem corridas melhores com pista molhada e outros com pista seca.

 

Para os meteorologistas, a previsão para as corridas de Fórmula 1 é sempre um desafio porque não basta apenas prever se vai chover ou não. O tipo e a frequência da chuva importam. Será que a chuva será suficiente para molhar toda a pista? Será que a chuva cai antes, durante ou depois da corrida? Vai chover forte o suficiente para formar lâmina de água sobre a pista?  A corrida pode começar com pista e a chuva começar no meio da disputa. 

 

Outro detalhe é que os treinos podem ser com pista molhada e a corrida com pista seca ou ao contrário.  E a temperatura no local? Frio ou calor? 

 

Para o Grande Prêmio São Paulo de Fórmula 1, em Interlagos, a tendência é de que os treinos livres e classificatórios ocorram com pista seca. Porém, a previsão até o momento para a corrida, no domingo, 14 de novembro, é que ocorram pancadas de chuva à tarde em São Paulo. A chuva é mais provável do meio da corrida em diante.

 

 

 

Previsão do tempo para o feriado de 15 de novembro


Confira a tendência para cada Região do Brasil e acompanhe as atualizações nos próximos dias no site da Climatempo.

 


Região Sul


O fim de semana prolongado começa com predomínio de sol na Região Sul. No sábado, 13 de novembro, apenas o litoral do PR, o Vale do Itajaí e o litoral de SC ficam com muitas nuvens, períodos de sol e possibilidade de chuviscos, incluindo Florianópolis.

 

No domingo, 14, a chegada de uma frente fria muda o tempo em algumas áreas. A previsão é de aumento da nebulosidade e pancadas de chuva com raios à tarde e à noite para o centro, sul e oeste do RS. Há risco de chuva forte. Pode chover à noite no oeste de SC e do PR. As três capitais terão mais sol no sábado e pouca chance e chuva.

 

No dia 15, o sul e o leste do RS terão predomínio de céu nublado e chuva, incluindo Porto Alegre. O restante da Região Sul terá períodos com sol e pancadas de chuva à tarde e à noite, mas que não devem se prolongar por muito tempo. Curitiba terá pancadas de chuva só a partir da tarde.

 

De forma geral, faz calor no Sul do Brasil no fim de semana de 13 e 14 de novembro. Mas a temperatura cai no dia 15 com a chuva e o ar frio trazidos pela frente fria.

 

 

Região Sudeste

 

A maioria das áreas da Região Sudeste terá um fim de semana prolongado com várias horas com sol, mas se pode descartar a chance de pancadas de chuva.

 

No sábado, 13 de novembro, a Grande São Paulo e o interior paulista terão um dia de sol e não deve chover. O litoral de SP, o RJ, o centro-sul do ES passam o dia com períodos de sol e muitas nuvens, podendo chover rapidamente, inclusive nas capitais Rio De Janeiro e Vitória. A região de Belo Horizonte, da Zona da Mata, o Sul de Minas e o Triângulo terão sol e pancadas de chuva a partir da tarde. No norte e leste de MG e no norte do ES, o tempo fica instável, com pancadas de chuva a qualquer hora e muitas nuvens

 

No domingo, 14, e no feriado de 15 de novembro, o sol aparece com mais força por todo o Sudeste. Algumas pancadas de chuva passageiras podem ocorrer a partir da tarde em MG e no norte de SP. 

 

As praias do Sudeste devem ter muito sol no domingo, 14, e no feriado do dia 15, segunda-feira, incluindo a região do Grande Rio e da Grande Vitória.

 

No dia 15 de novembro, SP, o sul do RJ, o centro-oeste e o sul de MG  terão pancadas de chuva à tarde e à noite, incluindo as capitais São Paulo e Belo Horizonte.

 


Região Centro-Oeste

 

Os estados de Mato Grosso, Goiás e o Distrito Federal terão muitas nuvens e pancadas de chuva frequentes durante todo o fim de semana prolongado do feriado de 15 de novembro. Períodos com sol vão ocorrer nos três dias, mas a população deve ficar atenta porque há risco de chuva forte.

 

Atenção: pode chover forte também em Brasília, Goiânia e em Cuiabá


Em Mato Grosso do Sul, o sol forte predomina no fim de semana e faz calor Algumas poucas pancadas de chuva devem ocorrer a partir da tarde nas áreas de divisa com Goiás e com Mato Grosso. Campo Grande passa o fim de semana com sol e calor

No feriado do dia 15, o sol ainda aparece forte, mas a chegada de uma frente fria aumenta a nebulosidade e provoca pancadas de chuva por todo o estado. A chuva começa na madrugada ou pela manhã e pode chover forte.

 


Região Nordeste

 

O fim de semana prolongado do feriado de 15 de novembro será marcado por muito sol e tempo seco, sem chuva, sobre quase todo o Nordeste. Há previsão de pancadas de chuva com raios no interior do MA, no centro-sul do PI, no Oeste, Vale do São Francisco e no Sul da BA.

 

Todo o litoral entre o MA e SE terá muito sol e a chance de chuva é baixa. O litoral da BA terá muitas nuvens e pancadas de chuva frequentes no fim de semana, 13 e 14 de novembro, e no feriado.

 

Para as capitais, a maior chance de chuva é em Salvador. São Luis e Teresina poderão ter alguma chuva passageira no domingo, 14, e no feriado de 15 de novembro.


Região Norte


Na Região Norte do Brasil, o fim de semana prolongado do feriado de 15 de novembro será com períodos de sol, calor e ar abafado, com condições para pancadas de chuva e raios em todos os estados. A chuva tende a ocorrer principalmente à tarde e à noite, podendo ser forte em alguns momentos.


Os estados do AC, RO, o sul do PA e o TO tendem a ter pancadas de chuva mais frequentes nos três dias do feriado. Chove a qualquer hora do dia inclusive nas capitais Rio Branco, Porto Velho e Palmas

As capitais Manaus, Belém, Macapá e Boa Vista tendem a ter chuva à tarde e à noite.

+ mais notícias