Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Condições de chuva aumentam no centro-sul do BR neste domingo

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto: Cuiabá (MT) por Douglas Lindemann

7 min de leitura

Oferecido por

Foto: Cuiabá (MT) por Douglas Lindemann


O destaque do domingo e a chuva mais intensa e com acumulados mais elevados sobre o MT, MS, PR, entre SP, MT e RJ e entre o PA e TO, além de pontos do oeste da BA.

 

Por outro lado, o tempo fica firme entre o centro norte da BA até o centro do CE e o noroeste do RN, e entre o norte do Rio De Janeiro e o sudeste do ES (passando por Vitória), sobre a região sul e litoral norte do RS, (passando por Porto Alegre), além do litoral do Paraná, entre o oeste de SC e o centro sul do PR, e entre o Vale do Ribeira e a Baixada Santista, no estado de SP.

 

A tempestade subtropical Ubá fica mais em alto mar e agora na altura do Uruguai, sul do Rio Grande do Sul e norte da Argentina. Assim a nebulosidade e a chuva deste sistema não afetam o Brasil.

 

O verão no Hemisfério Sul se inicia às 12h59 de 21/12/2021 e se estende até 12h33 de 20/3/2022

 

mapa-previsao-1212

 

Previsão do tempo para 12/12/2021 - domingo

Na Região Sul do Brasil, a combinação de ventos quentes e úmidos vindos da região Amazônica e da presença de um sistema de baixa pressão atmosférica, localizado no Paraguai mudam o tempo em boa parte do Sul ao longo deste domingo (12). O dia começa com sol e pancadas entre poucas nuvens em todas as áreas. Ao longo do dia, nuvens carregadas se formam e provocam pancadas de chuva isoladas, com raios e rajadas de vento. Não se descartam temporais isolados em áreas do oeste e noroeste do PR. Ainda assim, as temperaturas ficam elevadas à tarde.

 

Na Região Sudeste, ao longo do dia, as instabilidades ganham força e ajudam na formação de nuvens carregadas, por isso, chove com moderada a forte intensidade e risco de temporais isolados em áreas do sul e do oeste e noroeste de MG. Entre o litoral de SP até a Baixada Santista, da região dos Lagos até o litoral sul do ES, o tempo segue firme, ensolarado e sem chuva. Com rajadas de vento, mesmo assim, entre o RJ e o ES. Nas outras áreas do Sudeste, o dia será marcado por sol e pancadas de chuva com risco de trovoadas à tarde. Atenção aos acumulados pontualmente elevados no sul de MG, zona da mata e triângulo mineiro, e pontos dos estados do RJ e de SP. Na capital paulista, o domingo começa com sol entre poucas nuvens e temperatura subindo rapidamente. Faz calor durante a tarde e a máxima e há expectativa de pancadas de chuva isoladas apenas durante a tarde. Que mesmo assim podem ser de intensidade moderada a forte, com raios e rajadas de vento. Boa parte da chuva do Sudeste do país é típica da primavera e verão, com pancadas de final de tarde, associadas ao calor e à alta umidade do ar, e nos estados de SP e MG ainda se tem o reforço de um corredor de umidade que vem da Amazônia.

 

Na Região Centro-Oeste há previsão de temporais em MT, GO, no DF e sobre o MS. Atenção para a chuva volumosa, com riscos para danos no oeste do MT e por todo o MS, além de pontos de GO. Isso tudo se deve também à combinação de ventos quentes e úmidos vindos da região Amazônica e da presença de um sistema de baixa pressão atmosférica, localizado no Paraguai, e que chega a avançar mais pelo MS.

 

Na Região Nordeste: O sol aparece e ocorrem pancadas de chuva no estado do MA, oeste do PI e da BA. Com destaque para os temporais no sudoeste da BA. O sol aparece e chove de forma rápida no sul e leste baiano e na costa leste da Região. O tempo fica ensolarado e firme no interior do Nordeste.
 
Na Região Norte: Chove a qualquer momento e com acumulados elevados na maior parte do PA e leste e norte do AP, em TO, no norte do AM e em RR. Nas demais áreas da Região, sol e pancadas de chuva com risco de trovoadas. Não se descarta chuva forte e em forma de temporais no decorrer do dia.

 

Alertas meteorológicos para 12/12/2021 - domingo

Alerta para o risco de temporais na região das capitais Cuiabá, Campo Grande, Brasília, Palmas, Porto Velho.

Atenção para o risco de chuva forte na região das capitais Manaus, Belém, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Teresina


Alerta para temporais sobre o sul do AM, RO, leste do AC, oeste ao sul do MT, no MS, oeste do PR, centro ao sudeste do PA, no leste e norte do AP, no TO, centro norte de GO, no DF, no oeste da BA, no oeste e no noroeste de MG. Além de temporais em SP.


Atenção para a chuva forte (com raios e rajadas de vento) pelo AM, AC, parte do PA, RR, centro nordeste do MT, centro sudoeste de GO, parte do PA, em SP, do sul ao norte de MG e no Triângulo Mineiro, centro noroeste da BA, no PI e MA, RJ, no oeste do ES e sobre o noroeste do RS e sudeste de SC.

Alerta para o ar muito seco, com nível de umidade relativa do ar entre 12 e 30% no norte da BA, centro oeste de PE, no oeste de SE e AL, centro oeste da PB e do RN, e no centro sul do CE.


Atenção para rajadas de vento entre 40 a 55km/h na Baixada Litorânea e no noroeste do RJ e do sul do ES à região metropolitana de Vitória(no ES).

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias