Oferecido por
A Bahia tem sido afetada por chuvas constantes nas últimas semanas, que ocasionaram diversos danos em algumas áreas do estado, vítimas fatais, pessoas desabrigadas e desaparecidas.
Toda essa chuva tem relação com a formação de alguns fluxos intensos, constantes e persistentes de umidade que vem da região amazônica até o estado baiano, conhecido como Zona de convergência do Atlântico Sul (ZCAS).
ZCAS vai provocar mais chuva no centro-norte do BR
Frente fria estacionária na costa da Bahia
Durante esta quinta-feira, dia 23, uma área de baixa pressão atmosférica que atua na costa do Sudeste, dá origem a uma nova frente fria. O sistema avança ao longo do dia em direção a Bahia e ajuda a intensificar a chuva e os temporais, aumentando a incidência de raios e ventania. Além disso, a frente fria vai ficar estacionária na costa da Bahia e canaliza a ZCAS que atua entre a Região Norte do país e o estado baiano.
Ainda estão previstos temporais e altíssimos volumes de chuva, com potencial para transtornos como alagamentos, deslizamentos de terra e transbordamento de rios e córregos.
Previsão para véspera e para o Natal
ALERTA: Semana de Natal com tempestades na BA
Na sexta-feira, 24, e no sábado de Natal, dia 25, a frente fria ainda vai atuar organizando o fluxo de umidade (ZCAS), o que vai manter a condição para chuva e fortes tempestades ao longo do feriado, em todo o estado. Estima-se que deva chover mais de 100mm durantes esses dias e, que em algumas áreas, a chuva ultrapasse os 200mm facilmente.
Salvador
A capital baiana também registra chuvas frequentes desde o início desta semana. Além da chuvarada, os ventos também foram moderados, provocando destelhamento de casas e queda de árvores, por causa da umidade que veio do mar e a influência dos ventos em diversos níveis da atmosfera.
Salvador teve a primavera mais chuvosa em 32 anos
Segundo dados da estação convencional do Inmet, medidos até 21 de dezembro, em Salvador já choveu 209,9mm neste mês. Assim, este é o dezembro mais chuvoso em 31 anos, desde 1990 quando choveu 241,1mm. A média Climatológica de dezembro é de 58,1mm.
LEIA TAMBÉM: VERÃO 2022: Previsão para as Regiões do BR