Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Frente fria chega ao RS e bloqueio do ar quente é rompido

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto: iStock

5 min de leitura

Oferecido por

 

Foto: iStock

 

Nebulosidade sobre o Brasil

 

O ar úmido e quente predomina sobre o Brasil e áreas de instabilidade crescem em vários locais de todas as regiões do país.

A circulação dos ventos de um Vórtice Ciclônico em Altos Níveis (VCAN) estimula o crescimento de muitas nuvens no litoral da Bahia.

A combinação da atuação do VCAN e da Zona de Convergência Intertropical espalha muita nebulosidade na costa norte do Brasil, entre o Amapá e o Rio Grande do Norte.

 

Uma frente fria chega ao RS nesta quarta-feira, 26 de janeiro, e começa a quebrar o bloqueio atmosférico causado por uma forte massa de ar quente, que se estabeleceu sobre o centro da América do Sul desde meados de janeiro. Esta frente fria estimula o aumento da nebulosidade e da chuva sobre o Sul do Brasil. A partir da quinta-feira, 27, a onda de calor começa a enfraquecer com o deslocamento desta frente fria sobre o Sul do Brasil 

 

 

5 maiores temperaturas no Brasil em  25/01/2022 (Inmet)

 

São Luiz Gonzaga (RS): 40,0°C (  maior temperatura no Brasil no dia)

Alegrete (RS): 39,4°C

Angélica (MS): 39,1°C

Cidade Gaúcha (PR): 39,0°C

Santa Rosa (RS): 39,0°C

 

No dia 25/1/2022, o estado do Rio Grande do Sul completou 14 dias consecutivos com registro de temperaturas iguais ou superiores aos 40°C. É o estado mais afetado pela onda de calor. A temperatura chegou aos 40°C em São Luiz Gonzaga (RS) e foi a maior do país neste dia. É o terceiro dia consecutivo que esta cidade é a mais quente do país.

 

É fake: onda de calor em fevereiro

 

5 capitais mais quentes no Brasil em  25/01/2022 (Inmet)

Boa Vista (RR): 36,7°C

Porto Alegre (RS): 36,6°C

Rio de Janeiro (RJ): 35,5°C

Cuiabá (MT): 35,0°C

Belém (PA): 33,5°C

 

Previsão do tempo para 26/01/2022 - quarta-feira

 

Quarta-feira quente e abafada no Brasil, com condições para pancadas de chuva com raios em todos os estados brasileiros. Estas pancadas podem ter forte intensidade, mesmo atingindo pequenas áreas. 

Na maioria das áreas do Sul, do Sudeste e de MS, a chuva ocorre de forma isolada a partir da tarde, mas pode ser forte. 

 

Chove a qualquer e hora, e com risco de chuva forte, mo AM, no sul do PA, no TO, MT, GO, DF, no ES, no leste de MG, sul e litoral da BA e no litoral entre o RN e PE.

 

O sol aparece na maioria das áreas do país, mas quase sempre junto de muitas nuvens.

 

não há previsão de chuva para a região dos Lagos, no litoral do RJ. 

 

 

Alertas meteorológicos para 26/01/2022 - quarta-feira

 

Atenção para o risco de chuva forte nas capitais: Porto Alegre, Belo HorizonteGoiânia, Brasília, Campo Grande, Cuiabá, Salvador, Aracaju, Recife, João Pessoa, Natal, Fortaleza, Teresina e  São Luís, Palmas, Belém, Macapá, Manaus, Porto Velho e Rio Branco

 

Alerta para temporais: no RS (exceto no litoral gaúcho), no centro-oeste de SC, no oeste e sul do PR, no AM (exceto no oeste do estado), no centro-oeste do AC, no norte de RO, no oeste do PA, no sul e leste do TO, em GO, no DF, no oeste de MG,  oeste e litoral sul da BA

 

Atenção para pancadas de chuva moderadas a fortes, isoladas, com raios e rajadas de vento fortes: no litoral do RS, no sul, leste e nordeste de SC, no centro, norte e leste do PR (exceto no litoral), no centro, norte e oeste de SP, no Sul, centro, leste de MG, no MS (exceto região de Corumbá), MT, (exceto no oeste do estado), BA (exceto litoral sul, oeste e sul do estado), litoral entre SE e RN, no CE, PI, MA, TO (exceto sul e oeste do estado), AP, centro-sul e oeste de RR, PA (exceto oeste e nordeste do estado)

                                               

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias