Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Domingo com muita chuva sobre o BR

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

IStock chuva tempestade temporal alagamento

8 min de leitura

Oferecido por

Foto: IStock

 

Neste domingo (06), o avanço de uma frente fria para a costa de SP  ajudará na formação de uma área de baixa pressão atmosférica também na costa de SP, que juntas organizará um corredor de umidade que vem da Amazônia, mas que será mais evidente na segunda(07), além da organização de uma área de baixa pressão atmosférica a 1,5 km de altitude entre o MS, SP, MG e GO já no final deste domingo, mas que também será evidente na segunda.

 

E para contribuir no aumento das instabilidades e na precipitação volumosa no Sudeste também estará presente a borda de um Vórtice Ciclônico nos Altos Níveis da atmosfera (VCAN).

 

mapa-previsao-0602


Pela região Nordeste, além do calor, a alta umidade, há outro Vórtice Ciclônico nos Altos Níveis da atmosfera (VCAN) que ajuda nas formação de precipitações e mais à atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) na faixa norte no Nordeste e também no norte do PA e no AP.


Na região Norte as precipitações são devido às instabilidades tropicais, associadas ao calor e à alta umidade, além da circulação dos ventos em altitude. No Centro-Oeste, além do calor, da alta umidade e da circulação dos ventos em altitude, há a atuação de uma baixa pressão atmosférica entre o MT e o MS, que intensifica as chuvas entre esses estados.

 

Previsão do tempo para  06/02/2022 - domingo

Na Região Sul o tempo será firme do oeste do RS ao extremo sudoeste do PR. Já do nordeste e leste do RS ao norte do PR, passando por SC, chove a qualquer momento e há condições para temporais, com acumulados altos, com riscos para danos. No litoral do PR a precipitação é mais volumosa e onde poderá ocorrer os maiores danos. Em outras áreas da Região Sul, ocorrem pancadas de chuva isoladas.

 

No Sudeste, há previsão de temporais com chuva volumosa sobre os estados de SP, MG e RJ. No ES, os acumulados não são tão altos, e as pancadas de chuva acontecem de forma isolada, mas que são fortes e até na forma de temporais também, como nas faixas oeste e sudoeste do estado.

 

Região Centro-Oeste Com previsão de temporais ao longo deste domingo no Centro-Oeste, com acumulados elevados no centro-sul do MS, em GO, no DF e centro nordeste do MT. Pois, há um corredor de umidade e uma área de baixa pressão entre o MS e MT.

 

Na Região Nordeste terá temporais mais fortes no MA, oeste do PI e da BA, com atenção aos acumulados bem elevados por todo o estado do MA, parte do PI e no oeste, sul e litoral da BA, com riscos para danos. Chuva isolada do litoral de SE ao da PB. Ressalta-se que a maior parte da chuva é por conta do calor, da alta umidade, de dois VCAN e mais a ZCIT na faixa norte do Nordeste.

 

Já na Região Norte a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) deixa o tempo instável com chuva em vários momentos no litoral do AP e norte do PA. Nas demais áreas, o predomínio é de sol com pancadas de chuva isoladas. Atenção aos acumulados são altos no AM, TO, AP, RO, AC e AM.

 

 

Alertas meteorológicos para 06/02/2022 - domingo

Perigo, temporais com chuva bem volumosa e com granizo em SP, nas capitais: São Paulo e Belo Horizonte

 

Alerta para o risco de temporais nas capitais: Curitiba, Florianópolis, Campo Grande, Cuiabá, Brasília, Goiânia, Belém, Macapá, São Luís.

 

Atenção para o risco de chuva forte nas capitais: Porto Velho, Rio Branco, Manaus, Boa Vista, Teresina, Palmas, Fortaleza, Rio De Janeiro.

 

Atenção para o risco de chuva moderada na capital: Porto Alegre.

 

Perigo, temporais com chuva bem volumosa e com granizo em SP, nas regiões de Registro, litoral, metropolitana de São Paulo, de Campinas, de São Carlos, de Ribeirão Preto, Sorocaba, Vale do Ribeira, Vale do Paraíba, e Itapeva. Mas não se descartam danos nas demais localidades.

 

Perigo, temporais com chuva bem volumosa e com granizo em MG, nas regiões do sul de MG, metropolitana de Belo Horizonte, Zona da Mata, no centro-oeste e centro do estado de Minas Gerais

 

Perigo, temporais com chuva bem volumosa e com granizo no RJ, nas regiões do Médio Paraíba, centro sul, Serrana e noroeste.

Perigo, temporais com chuva bem volumosa e com granizo no PR, nas regiões do litoral do PR e parte da região metropolitana de Curitiba.

 
Acumulados bem elevados em SP, MG e RJ e litoral do PR,  com mais de 100mm previstos e de maneira mais generalizada.

 

Acumulados altos em GO, no oeste e sul do MS, no AC, AM, MA, PA e TO, com mais de 100mm previstos, mesmo que pontualmente.

 

Acumulados altos também no MT, no DF, no RO, no AP, e no extremo sul e leste de SC, que mesmo que pontual, passam dos 70mm
                                              

 

Alerta para temporais: no oeste ao centro norte do PA, no AP, leste do AM, norte e sul do TO, no MA, no oeste do PI, sudoeste de RR, oeste e extremo sul da BA, do sul ao leste do MT, em GO, no DF, MS, MG, SP, RJ, oeste e sudoeste do ES, norte e leste do PR e leste e extremo sul de SC.

 

Atenção para pancadas de chuva moderadas a fortes, isoladas, com raios e rajadas de vento fortes: no AM, AC, RO, norte e noroeste do MT, centro do TO, noroeste e centro sul da BA, sul ao norte do PI, noroeste e norte do CE, nordeste de MG, noroeste ao sudeste do ES, noroeste e centro do PR.


Atenção para chuva moderada: do alto do Vale do Itajaí e Serra de SC, ao RS, como na serra e litoral norte gaúcho e na Região Metropolitana de Porto Alegre.

 

Atenção para chuva moderada a forte, com raios e rajadas de vento na Costa Verde, Região Metropolitana e Baixadas Litorâneas, no estado do Rio de Janeiro, e no litoral norte de SP.

 

Baixa umidade do ar, com valores abaixo dos 30%, entre o norte da BA, oeste de SE e de AL, sul ao centro de PE, e na Fronteira Oeste e Missões no RS.

 

Rajadas de vento que chegam facilmente aos 60km/h no RJ e no ES, rajadas que chegam aos 50km/h no RS, SC e PR.

 

Risco de ressaca entre a manhã do dia 07 e a manhã do dia 08 de fevereiro entre Arroio Chuí(RS) e Mostardas(RS), com ondas em torno de 2,5 de altura.

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias