Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Semana com pouca chuva no Sul e Nordeste do BR

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

Foto: iStock

 

A partir desta terça-feira (08), a formação de uma nova ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul), vai reforçar a umidade entre o Norte, Centro-Oeste e Sudeste do Brasil, o destaque no decorrer dos próximos dias será a chuva frequente e volumosa sobre estas Regiões. Por outro lado, os dias serão quentes e secos, com chuva mais irregular no Sul e Nordeste do país.

  

Atenção: pela quarta vez em 2022, BR terá influência da ZCAS

 

Tem possibilidade de chuva forte entre o Maranhão e Piauí, associada à ZCIT (Zona de Convergência Intertropical), mas de modo geral, na Região Nordeste a chuva deve cair de forma muito irregular e com volumes bem baixos. O Rio Grande do Norte e a Paraíba, seguem com predomínio de sol, tempo firme e seco, e a tendência é que a umidade relativa do ar fique abaixo dos 30% sobre a maior parte do interior e sertão nordestino.

  

A atuação de uma massa de ar seco e quente, também segue inibindo a formação de nuvens carregadas no sul de Mato Grosso do Sul e na maior parte da Região Sul do Brasil.

 

  

Tempo quente e seco no Sul 

A previsão é de chuva irregular sobre o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná, o que pode prejudicar áreas produtoras, principalmente de soja no estado paranaense. As precipitações ainda ocorrem de forma pontual no decorrer desta semana, o que não é suficiente para reverter o quadro de estiagem.

 

Confira abaixo o acumulado de chuva para a Região:

 

WhatsApp Image 2022-02-07 at 14.37.14 (1).

Chuva acumulada de 07/02/2022 a 11/02/2022

 

Segundo a Sema (Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura), a situação hidrológica do estado do Rio Grande do Sul é de alerta em função da baixa disponibilidade hídrica para as bacias do Alto e Médio Uruguai, Baixo Jacuí, Caí, Camaquã, Ibicuí, Ibirapuitã, Ijuí, Negro, Santa Maria, Sinos, Quaraí e Taquari-Antas.

 

As temperaturas voltam a se elevar e a expectativa é de dias quentes e secos, principalmente sobre o oeste de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, onde a umidade relativa do ar pode voltar a atingir índices críticos nas horas mais quentes do dia.

 

 

Atenção para baixos índices de umidade relativa do ar

 

 

 

 

Leia também: Sul do Brasil com pouca chuva nesta semana

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias