Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

ZCAS atua no Sudeste e Centro-Oeste e frente fria chega ao RS

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

5 min de leitura

Oferecido por

 

Nebulosidade sobre o Brasil

 

Foto: iStock

 

A Zona de Convergência do Atlântico Sul ainda influencia o Brasil e deixa grande quantidade de nuvens carregadas sobre a Região Norte, em MT, GO, DF, MG, RJ,  ES, TO e oeste da BA. Fortes pancadas de chuva podem ocorrer nestas áreas neste sábado.

 

Uma frente fria ainda está quase parada entre o litoral do Rio De Janeiro e do Espírito Santo. Ainda chove forte em áreas do PI e MA.

O tempo muda sobre o RS com a formação de um sistema de baixa pressão atmosférica e a aproximação de uma nova frente fria. Há risco para chuva pontualmente forte, com raios e rajadas de vento.

 

 

5 maiores temperaturas no Brasil em 11/2/2022 (Inmet)

 

Quaraí (RS): 39,8°C 

Uruguaiana (RS) e Alegrete (RS): 38,8°C 

Pão de Açúcar (AL): 37,8°C

Jardim (MS): 37,7°C

Piranhas (AL): 37,5°C

 

5 capitais mais quentes no Brasil em  11/02/2022 (Inmet)

 

Porto Alegre (RS): 34,3°C

Belém (PA): 33,5°C

João Pessoa (PB): 33,5°C 

Maceió (AL): 33,4°C 

Palmas (TO): 33,3°C

 

(O Inmet não tem dados em várias capitais)

 

Previsão do tempo para  12/02/2022 - sábado

 

A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) continua deixando o tempo instável entre o Sudeste e o Centro-Oeste do país. Muitas nuvens se formam e chove no decorrer do dia no norte do Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, centro-sul do Espírito Santo e Rio de Janeiro.

 

No sul do Maranhão, Piauí, Pará e de Rondônia, no Tocantins e no oeste da Bahia, o tempo segue instável e chove em vários momentos com acumulados significativos.

 

Tempo firme em São Paulo no fim de semana

 

No Acre, Amazonas, sul de Roraima, norte do Pará, Amapá, grande parte de Rondônia, demais áreas do Maranhão e do Piauí, Ceará, interior de Pernambuco, Paraíba e Alagoas, as pancadas de chuva acontecem de forma isolada com maior intensidade no oeste do Acre, no leste do Amazonas e no oeste do Piauí.

 

Sol e chuva rápida entre o litoral do Rio Grande do Norte e o Recôncavo Baiano. Em Mato Grosso do Sul, as pancadas de chuva se espalham pelo estado, com menor intensidade na região de Ponta Porã e no leste do estado.

 

No Rio Grande do Sul, uma área de baixa pressão se forma próximo ao estado, e pode chover pontualmente forte principalmente no leste gaúcho, inclusive na capital Porto Alegre.

 

Chove também de forma irregular em Santa Catarina, com trovoadas no oeste do estado e de forma rápida e passageira em áreas do leste catarinense, incluindo a capital Florianópolis.

 

Entre o leste do Paraná e o litoral de São Paulo, sol, calor e chuva isolada passageira. Tempo firme apenas no norte de Roraima, em áreas entre Mato Grosso do Sul, São Paulo e grande parte do Paraná.

 

Atenção para chuva volumosa na Grande BH, no sul do Vale do Rio Doce, no sul do ES, no Norte e Norte/Noroeste Fluminense, no oeste da BA e leste de TO. Há risco de transtornos, dificultando a normalização do nível dos rios. 

 

 

Alertas meteorológicos para 12/02/2022 -sábado

 

Atenção para o risco de chuva forte nas capitais: Porto Alegre, Belo Horizonte, Vitória, Goiânia, Brasília, Cuiabá, Manaus, Rio Branco, Porto Velho, Palmas, Belém, Macapá, São Luís e Teresina

 

Alerta especial: perigo de temporais e chuva volumosa no Vale do Rio Doce (MG) centro-noroeste de MG

 

Alerta para temporais: sul do RS, no interior do RJ,  ES, MG, GO, DF, MT (exceto no sul do estado), RO, leste do AC, sul do PA, sul do MA, centro, sul e oeste do PI

                                         

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias