Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Segunda-feira com alerta de temporais no BR

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

 

Nebulosidade sobre o Brasil


Nuvens carregadas provocaram pancadas de chuva em áreas do estado da BA, PI, MA e TO ao longo do domingo. Choveu forte também no litoral do PA e na metade sul do AM. Entre MS, SP e no sul, o sol predominou e a chuva caiu de forma muito mal distribuída.

 

Foto: Belo Horizonte (MG), por Vanessa Gehn

 

 

Previsão do tempo para 14/02/2022 - segunda

 

Ao longo desta segunda-feira, grandes áreas de instabilidade seguem ativas sobre boa parte do Norte, Nordeste e Centro-oeste do país. Há risco para temporais, com grandes volumes previstos em pontos do AM, AC, RO, MT, GO, TO, sul do MA e do PI, oeste da BA e norte de MG. No litoral do nordeste, o sol aparece, predomina e chove de forma fraca e passageira.

 

No litoral uma frente fria avança da Região Sul para o Sudeste, e condiciona a formação de nuvens carregadas entre o leste de SC, do PR e boa parte do estado de SP, ainda assim, o sistema avança de forma fraca e rápidas e não provoca grandes volumes acumulados. Essa chuva acontece de curta duração e bastante irregular.

 

Entre MS, oeste paulista e paranaense, boa parte do estado de SC (interior) e todo o estado do RS, o ar seco e quente predomina e as temperaturas ficam altas. A umidade cai nas horas mais quentes do dia e atinge níveis críticos, ou seja, abaixo dos 30%, entre o oeste do PR, sul de MS e oeste do RS. Faz calor em todas as áreas do país.

 

Um ciclone extratropical começa a atuar sobre a costa sul do Atlântico, entre o RS e a Argentina, o mar começa a subir nesta segunda-feira e fica agitado até o fim do dia. Há alerta para ressaca em toda a costa do RS, com ondas de até 2m de altura.

 

A agitação marítima começa a avançar pelo litoral catarinense e há risco para ressaca com ondas de até 2m na terça-feira, com ondulação de quadrante sul. Durante a tarde da terça, o mar volta a baixar sobre o RS e na noite de terça e madrugada de quarta, nas outras áreas.

 

 

Alertas meteorológicos para 14/02/2022 - Segunda

 

Atenção para o risco de chuva forte nas capitais: Goiânia, Brasília, Cuiabá, Manaus, Rio Branco, Porto Velho, Palmas.

 

Alerta para temporais: no centro-sul do ES, Noroeste de MG, centro-sul de GO, quase todo o estado de MT, AC, RO, todo o estado de AM, sul do PA, oeste da BA, TO, sul do MA e do PI.

 

 

+ mais notícias