Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Petrópolis: região segue em atenção para chuva forte

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

4 min de leitura

Oferecido por

 

Ao longo desta quinta-feira (24), uma massa de ar seco ganha força sobre parte do estado do Rio De Janeiro. O sol brilha forte e não há expectativa de chuva desde áreas da Costa Verde, Grande Rio e Região dos Lagos. 

 

view-from-top-of-morro-do-bonet-picture-id1355315670

Foto: iStock

 

O dia começa com sol entre muitas nuvens, que vão se dissipando à medida que as temperaturas se elevam. Durante a tarde, o calor predomina em todas as áreas. Por outro lado, no interior do estado do Rio de Janeiro, áreas de instabilidades intensificam a formação de nuvens carregadas ao longo da manhã, deixando o tempo carregado sobre a Região Serrana e norte do estado do Rio, provocando temporais, especialmente a partir da tarde.

 

 

Petrópolis: região segue em atenção para chuva forte

A chuva acumulou 210mm em apenas 3 horas sobre a cidade de Petrópolis, na região serrana do estado do Rio de Janeiro, na tarde da terça-feira, 15 de fevereiro de 2022 (dados da estação meteorológica monitorada pelo Cemaden, localizada no bairro de São Sebastião). O volume de chuva extremamente elevado, caindo em tão pouco tempo, causou uma das maiores tragédias associadas a eventos meteorológicos registradas no país. 

 

Outros temporais aconteceram sobre a região de Petrópolis, mas com volumes inferiores. O mês de fevereiro ainda não terminou e a estação de São Sebastião já acumulou cerca de 659mm, o que representa 3 vezes mais que a média Climatológica de chuva do mês todo, que é de 195 mm para a cidade de Petrópolis.

 

Leia mais em: Petrópolis vive maior catástrofe natural de sua história

 

A cidade ainda segue em estado de atenção nestes últimos dias devido ao solo muito encharcado. Outro ponto que preocupa é a orientação topográfica da região, que favorece a concentração umidade e os temporais na região, mesmo que de forma pontual.

 

 

Nesta quinta-feira (24) o risco de chuva forte aumenta sobre Petrópolis. A circulação de ventos ajuda a reforçar as nuvens carregadas sobre a Região Serrana do Rio de Janeiro. No decorrer do dia o sol predomina, as temperaturas se elevam e faz calor, o que ajuda potencializar pancadas de chuva forte principalmente a partir da tarde. 

 

Atenção! A chuva pode vir acompanhada por raios e rajadas de vento. A Climatempo alerta para o risco de queda de árvores, deslizamentos de terra e alagamentos.

 

Apesar do sol, a nebulosidade pode aumentar entre o fim da manhã e início da tarde sobre noroeste do Rio, ganhando força no decorrer do dia e o alerta é de temporais! Os acumulados podem ultrapassar os 20mm de chuva sobre algumas regiões.

 

Confira abaixo o acumulado de chuva para o BR

 

download

Imagem - Chuva acumulada de 23/02/2022 a 27/02/2022

 

A tendência é que ao longo dos próximos dias e no fim de semana a chuva perca força sobre estas regiões e o sol ganhe mais força ao longo do dia. Ainda teremos períodos com chuva, mas de forma irregular e mal distribuída.

 

 

Veja também: Carnaval 2022: Confira a previsão do tempo para SP e RJ

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias