Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Verão termina com muita chuva no Norte e Nordeste do país

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

 

A última semana de verão tem sido marcada por muita chuva sobre as Regiões Norte e Nordeste. A ZCIT (Zona de Convergência Intertropical) segue deixando o tempo instável entre o Amapá, Maranhão, Piauí e Ceará.

 

Outono 2022: visão geral para o Brasil

 

A semana termina com chuva forte sobre às duas Regiões e o risco de temporais persiste, principalmente no Amazonas, Pará, sul de Roraima, Maranhão e Piauí.

 

GettyImages-542795898

 Foto: Getty Images

 

Verão termina com muita chuva

Nesta sexta-feira (18), o tempo segue instável sobre o estado do Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Amazonas, Pará e na capital Macapá. Tem previsão de chuva forte e risco de temporais no decorrer do dia. 

 

Na capital Salvador, a chuva acontece intercalando vários períodos de sol, mas tem risco de chuva forte com raios, rajadas de vento e trovoadas. 

 

A chuva fraca se concentra no nordeste da Bahia, de Pernambuco e da Paraíba. Apesar da chuva o calor predomina sobre o Nordeste e Norte do Brasil, essa combinação de calor e umidade potencializa o risco para temporais. 

 

Chove em vários momentos, com forte intensidade em Roraima, Porto Velho, Rio Branco e na capital Palmas.

 

No fim de semana as instabilidades persistem sobre às duas Regiões e o risco de temporais segue elevado. A chuva pode acumular grandes volumes pelo menos até o começo próxima semana. O volume de chuva pode chega a 100mm e até 130mm em alguns pontos do Norte do país. Na costa norte do Nordeste os acumulados ficam em torno de 60 a 80mm.

 

Confira abaixo o acumulado de chuva 

 

transferir

 

 

Tendência

O outono de 2022 começa no domingo, dia 20 de março, às 12h33, e se estende até às 6h14 do dia 21 de junho, 21 de junho de 2022, pelo horário de Brasília. A previsão para a estação é de bastante chuva especialmente nas áreas litorâneas da Região Nordeste do Brasil e também no extremo norte do país.

 

A tendência é de chuva forte no começo da semana que vem sobre grande parte das duas Regiões. A Climatempo alerta para o risco de temporais e possíveis transtornos como deslizamentos de terra, enchentes de rios e córregos, e alagamentos.

 

 

 

Leia também: Balanço da chuva da 1ª quinzena de março em algumas capitais

+ mais notícias