Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Perigo: temporais e ventania no Sul do BR

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

5 min de leitura

Oferecido por

 

Uma extensa área de baixa pressão se intensifica entre o Paraguai, norte da Argentina, sul/oeste do Rio Grande do Sul, dando origem a um ciclone extratropical e a uma nova frente fria que avança sobre a Região Sul do Brasil. O risco de temporais segue elevado até o fim desta semana. 

 

Perigo: temporais e ventania

Nesta quinta-feira (24) ainda há risco de temporais no Rio Grande do Sul (especialmente entre a madrugada e o período da manhã), no interior catarinense, no sul, sudoeste e oeste do Paraná.

 

Foto: Porto Alegre (RS), por Vanessa Gehm

 

O sol até aparece, entre muitas nuvens no decorrer do dia sobre a capital Porto Alegre, mas o risco de temporais se eleva principalmente entre a tarde e a noite. Apesar da nebulosidade, não são previstos volumes tão expressivos para as capitais Florianópolis e Curitiba, mas ainda tem previsão para chuva forte, com raios e trovoadas.

 

A chuva vem acompanhada por fortes rajadas de vento na Região, as rajadas ficam em torno de 70 a 100 km/h, mas podem até passar de 100 km/h em algumas localidades.

 

Leia também: Previsão do tempo para o Lollapalooza

 

Na sexta-feira (25), a frente fria avança mais sobre a costa do Rio Grande do Sul e as instabilidades começam perder força sobre o centro-sul do estado. Porto Alegre, Bagé, Pelotas e Uruguaiana terão um dia de muita nebulosidade, mas sem previsão de chuva. 

 

transferir

Chuva acumulada - 23/03/2022 a 27/03/2022

 

As cidades mais ao oeste de Santa Catarina, ainda ficam em alerta para o risco de temporais. Muitas nuvens se formam sobre Chapecó, Caçador e Concórdia, e a chuva forte acontece em vários momentos. O céu fica nublado e tem risco de temporais em vários momentos sobre a região de Foz do Iguaçu e nas demais áreas do oeste e sudoeste do Paraná. Curitiba, segue instável e a chuva acontece intercalando aberturas de sol.

 

A Climatempo alerta para o risco de alagamentos e transbordamento de rios e córregos, além de eventuais transtornos causados pelo vento forte. 

 

Instabilidades começam perder força no fim de semana

O sábado (26) e o domingo (27) serão marcados por chuva sobre grande parte do leste e norte do Paraná, inclusive na região de Curitiba e no litoral catarinense. Por outro lado, a chuva perde força entre o interior de Santa Catarina e o estado do Rio Grande do Sul, com a entrada de um novo sistema de alta pressão que impede a formação de nuvens de chuva.

 

Confira a previsão completa para Florianópolis-SC 

 

 

Temperaturas baixas

O ar frio avança com mais força no decorrer do fim de semana e as temperaturas diminuem sobre toda a Região. Os fins de tarde, noite e madrugada serão frios em algumas áreas, principalmente na região serrana. No domingo (27), as temperaturas mínimas diminuem um pouco mais. O amanhecer pode começar com apenas 4 °C nas áreas de serra de Santa Catarina e não se descarta a possibilidade de geada. No decorrer do dia, o sol predomina e as temperaturas sobem um pouco, mas ainda teremos temperaturas amenas no decorrer do dia. 

 

É FAKE: Maior onda de frio dos últimos 100 anos vai chegar ao BR

 

Tendência

Os ventos que sopram do mar ainda transportam muita umidade para o leste de Santa Catarina e do Paraná, mas o sol consegue aparecer, entre muita nebulosidade. Tem previsão para chuva em vários momentos em Curitiba e Florianópolis. As demais áreas do Paraná, seguem com sol, temperaturas em elevação  partir da tarde e pancadas de chuva com risco de trovoadas. 

 

Por outro lado, o tempo volta ficar firme e seco sobre o interior do Paraná, oeste e sul de Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. As madrugadas ainda serão frias, mas a tarde com a presença do sol, as temperaturas se elevam um pouco

 

Atenção! A umidade relativa do ar pode ficar abaixo dos 30% sobre áreas do centro e oeste do Rio Grande do Sul nas horas mais quentes do dia.  

 

 

Fique de olho nas nossas atualizações!

 

 

Leia também: Temporais nas capitais do Norte e Nordeste

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias