Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Volta a chover forte sobre o Nordeste e sobre o Sul do Brasil

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

5 min de leitura

 

 

Hoje, 23 de março,  é celebrado o Dia Meteorológico Mundial. A data é comemorada desde de 1950 para lembrar a criação da Organização Meteorológica Mundial, que é um dos organismos da Organização  das Nações Unidas. 

 

Nebulosidade sobre o Brasil

 

Uma frente fria ajuda a formar áreas de chuva sobre o litoral sul da BA e o ES.

 

No Sul do Brasil, uma forte queda da pressão atmosférica entre o Paraguai e o norte da Argentina estimula a formação de nuvens pesadas que espalham chuva forte sobre a Região Sul ao longo do dia.

 

O ar quente e úmido predomina sobre o Brasil e muitas nuvens carregadas crescem sobre o Nordeste, o Norte e sobre o Centro-Oeste do país.

 

A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) também espalha nuvens carregadas sobre o Norte e o Nordeste que provocam chuva forte.

 

 

Foto: temporal em Uruguaiana (RS), por Vinicius de Azevedo

 

 

5 maiores temperaturas  no Brasil em 22/03/2022 (Inmet)

 

Boa Vista (RR): 36,6°C

Diamantino (MT): 35,4°C

Palmas (TO): 35,1°C

Cuiabá (MT): 35,0°C

Padre Ricardo Remetter (MT) e Petrolina (PE): 34,6°C

 

5 capitais mais quentes no Brasil em 22/03/2022 (Inmet)

 

Boa Vista (RR): 36,6°C

Palmas (TO): 35,1°C

Cuiabá (MT): 35,0°C

Teresina (PI); 32,5°C

Macapá (AP): 32,3°C

 

(O Inmet tem ausência de dados de algumas capitais) 

 

Confira a previsão para o outono 2022 em cada Região do Brasil

 

Previsão do tempo para 23/3/2022 - quarta-feira

 

Mais chuva sobre o Brasil nesta quarta-feira e que volta a cair forte em vários estados

Para quase toda a Região Sudeste, esta quarta-feira é um dia com bastante sol e temperaturas altas durante a tarde, mas sem chuva. Pancadas de chuva acontecem na região do vale do Jequitinhonha (MG) e no interior do ES. Pode chover pela manhã no litoral norte do RJ.

 

Uma frente fria deixa o tempo chuvoso no litoral sul da BA e no litoral capixaba, mas a chuva diminui nesta região no decorrer do dia,

 

Esta quarta-feira é de alerta para chuva forte em toda a faixa litorânea da Região Nordeste do Brasil. A chuva se espalha também pelo interior dos estados. Só não há previsão de chuva para o oeste da BA e para o Vale do São Francisco.

 

Períodos com sol e pancadas de chuva com raios, principalmente à tarde à noite, são previstos para os estados da Região Norte do Brasil, para o MT, DF e para a maioria das áreas de MS. O tempo fica seco no leste e nordeste de MS, em GO e também no sul e leste do TO.

 

A intensificação de áreas de baixa pressão atmosférica causa muita chuva em quase todo o Sul do Brasil nesta quarta-feira. Não deve chover no centro, norte e leste do PR

 

Alertas meteorológicos para 23/03/3022  - quarta-feira

 

Alerta para chuva forte nas capitais: Porto Alegre, Vitória, Salvador, Aracaju, Maceió, Recife, João Pessoa, Natal, Fortaleza, São Luís, Belém, Palmas, Boa Vista, Macapá, Manaus, Rio Branco, Porto Velho e Cuiabá.

 

Alerta especial: perigo de temporais com ventania e chuva volumosa no oeste do RS.

 

Alerta para temporais no centro-sul, leste e no planalto do RS, no oeste de SC, no norte do ES e litoral sul da BA, no litoral norte baiano, litoral de SE, AL, em PE ( exceto no sertão), no sertão da PB, oeste do RN, CE, no centro e norte do PI, no MA (exceto no sul do estado), no centro-norte do PA, centro-norte do AM e sul de RR 

 

Atenção para chuva moderada a forte e com  raios, de forma isolada: no leste e na serra do RS, no planalto sul, serra e planalto norte de SC, no sudoeste e sul do PR, em MT (exceto no sul e leste do estado), em RO, AC, sul, sudeste, centro e oeste do AM, em RR (exceto no sul do estado), no centro, sul, oeste e leste do PA, no centro-norte do AP, no TO (exceto no sul e leste do estado), no sul do MA, no sudoeste do PI, em áreas do sertão de PE, no interior de AL e de SE, no leste da BA, na Grande Vitória e norte do ES

+ mais notícias