Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Risco de temporais segue elevado no Brasil

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

7 min de leitura

Oferecido por

 

Nebulosidade sobre o Brasil

 

A Zona de Convergência Intertropical continua ativa sobre o Norte e o Nordeste do Brasil. O corredor de umidade da Região Norte chega ao sul do país, junto com um sistema de baixa pressão atmosférica, trazendo chuva forte para a Região Sul e o estado de Mato Grosso do Sul. Instabilidades associadas ao calor e a alta umidade espalham pancadas de chuva por boa parte do Sudeste.

 

Previsão do tempo para 10/04/2022 - domingo

 

Na Região Sul temporais, com granizo e fortes rajadas de vento no centro-oeste do RS ao sudoeste do PR. A chuva vem a qualquer hora do dia e os acumulados são elevados. Chuva forte em parte do centro do RS, no centro e nordeste de SC e na maior parte do PR. Tempo firme do sul do RS ao sudeste de SC. Isso se deve a um corredor de umidade que vem da Região Norte do país, mais uma baixa pressão atmosférica entre o Paraguai, oeste da Região Sul e do MS e as fortes correntes de vento em altitude.

 

GettyImages-95008347

Foto: Getty Images


No Sudeste será de muitas nuvens e chuva em vários momentos sobre o litoral de SP, do sul ao norte do RJ, leste e norte do ES. A chuva pode vir com forte intensidade ao longo do dia. Em SP e no centro-sul de MG, sol e pancadas de chuva à tarde, com raios.

 

Ressalta-se que as precipitações se devem à alta umidade do ar, da circulação dos ventos nos níveis médios e altos da atmosfera, e mais o calor em boa parte do Sudeste. Já entre a costa do ES e do RJ há instabilidades que se formam na região, associada a uma baixa pressão na costa. Aliás, entre esses estados os acumulados de chuva devem ser altos.

 

No Centro-Oeste, o céu fica aberto e com dia quente no oeste de MS, norte de GO e em boa parte de MT. Pancadas de chuvas nas demais regiões, como na maior parte do MS, no centro sul de GO, no sudeste, noroeste e norte de MT, e no DF. O calor predomina em todas as áreas.

 

No Nordeste, a nebulosidade aumenta e a chuva acontece em vários momentos no norte do MA, PI, CE em Natal e em João Pessoa. Tem risco de chuva forte e em forma de temporais. Chove fraco no interior do PE e em AL. SE e BA seguem com tempo firme e pouca chuva.

 

Na faixa norte da Região Nordeste as chuvas se devem à zona de convergência intertropical (ZCIT) e entre AL e o leste do RN as precipitações acontecem pela influência da alta umidade que vem do mar.

 

Na Região Norte, o sol aparece e faz calor, com destaque para as pancadas de chuva forte sobre grande parte da Região. Atenção ao risco de temporais, que segue elevado, sobre RR, AM, AP e PA no decorrer do dia.

 

 

Alertas meteorológicos para 10/04/2022 - domingo

 

Alerta para chuva forte nas capitais: Curitiba, Florianópolis, no Rio De Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Vitória, João Pessoa, Natal, Porto Velho, Rio Branco, Boa Vista, Teresina.

 

Alerta para temporais nas capitais: Manaus, Belém, Boa Vista, Macapá, São Luís e Fortaleza.

  

Atenção para chuva moderada a forte com raios: No centro norte do RS, na metade leste de SC, do leste ao noroeste do PR, em SP, no RJ, na metade sul e leste de MG, no ES, no noroeste e norte do MT, em RO, no AC, no sul e oeste do AM, no centro, sudoeste e noroeste do PA, no leste e nordeste de RR, no oeste do AP, no centro sul do MA, no centro do PI e do CE, no RN, no norte do TO, e na metade sul e leste do MS.

 

Alerta para temporais: no centro norte do AM, no oeste e sul do RR, na metade leste e norte do AP, no norte do PA, no centro norte do MA, no norte do PI e do CE.

 

Alerta para temporais com raios, ventos e granizo: No oeste, centro e noroeste do RS, no centro oeste de SC e no sudoeste e oeste do PR. Atenção que as rajadas de vento devem chegar aos 80km/h nos 3 estados da Região Sul e no sul MS no domingo e no decorrer da segunda-feira (11).

 

Acumulados de chuva bem elevados entre o oeste, centro e noroeste do RS, no centro oeste do RS, no sudoeste do PR, no extremo sul do MS. Chuva volumosa também no centro norte do AM e do PA, no AP, no centro norte do MA e do PI, no norte do CE, em RN, no leste da PB e PE.

Acumulados altos de chuva no RJ, no centro leste de MG, e no ES.

 

Tempo seco e umidade do ar abaixo dos 30% na região do Pantanal (no noroeste do MS e sudoeste do MT), no nordeste de GO, no norte de MG, no centro oeste da BA, no sudeste do TO e no extremo sul do PI.

 

Atenção! Possibilidade de granizo neste domingo (10) no RS, SC, PR, MS, SP e MG, além de uma pequena possibilidade em pontos do ES.

 

 

Leia também: Semana de muita chuva no Sul, Nordeste e Norte do Brasil

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias