Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Macapá está tendo o abril mais chuvoso desde 2018

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

Após o grande volume de chuva entre quinta e sexta-feira, 22 de abril, o total de precipitação sobre Macapá superou a média para este mês. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em 22 dias Macapá recebeu 432,5 mm de chuva. Este é o maior acumulado de precipitação em abril desde 2018, quando choveu 524,5 mm sobre a capital do Amapá. A média normal de chuva em Macapá em um mês de abril é de 376 mm, segundo cálculos do Inmet para o período de 1991 a 2020.

 

Apenas entre 9 horas do dia 21 e 9 horas do dia 22 de abril, horário de Brasília, choveu 95,6 mm, sendo maior volume 24 horas do mês até o momento.

 

 

Foto: Macapá (AP)/ Getty Imagens

 

Salinização ameaça a Ilha de Marajó

 

 

Abril é mês de chuva em Macapá

 

Abril é normalmente o mês de muita chuva na região do Amapá, quando a zona de convergência intertropical ainda está normalmente bastante ativa na Costa Norte do Brasil. Na escala anual, Abril tem a segunda maior média mensal de chuva na região de Macapá

 

Este ano, a temperatura da água do mar no Atlântico Norte está favorecendo a permanência da ZCIT mais próxima do Brasil. O sistema vem provocando chuva frequente volumosa em várias áreas do norte do nordeste do país .

 

Brasil já tem mais de 2 milhões de raios e um mês de outono

 

 

Tempo continua instável até o fim de abril

 

Os últimos dias de abril prometem ser com bastante instabilidade na região de Macapá. As pancadas de chuva serão frequentes e há risco de novos eventos de temporais até o final do mês.

 

A  ZCIT ganhou força na costa norte do Brasil e neste fim de semana vai manter a região de Macapá com pancadas de chuva frequentes. Há risco de raios e de chuva forte.

 

Além de Macapá, e no estado do Amapá de forma geral, esse é um fim de semana com muitas pancadas de chuva no litoral do Pará, no litoral e no norte do Maranhão, no norte do Piauí, do Ceará e no Rio Grande do Norte.

 

O fim de semana é de atenção para chuva forte nas capitais Macapá, Belém,; São Luís, Teresina, Fortaleza e Natal.

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias