Últimas buscas

Você não tem nenhuma busca recente.
    1. Clima e Previsão do Tempo
    2. / Notícias
    3. / Risco de temporal aumenta no Sul do país neste domingo

    Últimas buscas

    Você não tem nenhuma busca recente.
    Ícone de alerta
    Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

    Risco de temporal aumenta no Sul do país neste domingo

    Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

    10 min de leitura

    Oferecido por

     

    No domingo (18) tem condições para pancadas fortes de chuva e na forma de temporais pelo Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e o sudoeste do Paraná, isso se deve uma baixa pressão atmosférica entre o Paraguai e o oeste da Região Sul, um cavado meteorológico nos níveis baixos e médios da atmosfera (que é uma baixa pressão relativa e mais alongada), além de um corredor de umidade que vem da Amazônia e das correntes de vento em altitude.

     

    No oeste gaúcho a chuva vem a qualquer hora do dia, na forma de temporais, e com acumulados elevados, mas nas demais áreas onde chove do Sul do país, a precipitação vem a partir da tarde, e como mencionado anteriormente, há riscos para temporais também, com raios, rajadas de vento de mais de 60 km/h e queda de granizo, inclusive no oeste do RS.

     

    No leste e nordeste de Santa Catarina e no litoral do Paraná, além do sul e litoral sul de São Paulo, há pancadas de chuva isoladas e com fraca intensidade ao longo do dia, pela influência da umidade do ar que vem do oceano, por conta da circulação da área de alta pressão atmosférica, que está com seu centro em alto mar.

     

    Já o resquício da frente fria e mais a circulação do ciclone extratropical na costa do Rio De Janeiro trazem chuviscos à chuva fraca em pontos do estado durante a madrugada de domingo.

     

    A frente fria, que  tem seu ciclone extratropical na costa do Sudeste e no final da semana ajudou a causar mais de 80mm em pontos do estado do Rio de Janeiro, agora avança mais pela costa baiana, causando pancadas de chuva pelas faixas sul e leste baiana, incluindo Salvador, o norte capixaba, o nordeste mineiro e em parte de Sergipe. Atenção a chuva mais persistente no sul e parte do litoral da Bahia, com acumulados que podem ser elevados, com possibilidade de pontos de alagamentos.

     

    Na Região Norte do país, agora ocorrendo em todo o Tocantins, como no oeste da Bahia, extremo noroeste de Minas Gerais e boa parte do Mato Grosso, e de Goiás, assim como no Distrito Federal, chove na forma de pancadas de maneira moderada a forte, com raios e rajadas de vento. Só que de maneira mais isolada sobre o GO e DF. Os acumulados de chuva devem ser elevados no Amazonas, em Roraima e em pontos do centro e norte do Mato Grosso.

     

    Ressalta-se que o ar frio segue em parte do dia sobre o Sul, SP, MG e RJ e com a ajuda da perda radiativa nas primeiras horas do dia há risco de geada durante a madrugada e manhã deste domingo na serra catarinense e no sul de Minas Gerais, como na serra da Mantiqueira.

     

    O tempo fica firme em boa parte do Mato Grosso do Sul, na maior parte de Minas Gerais, no sudeste e centro de Santa Catarina, na maior parte do Paraná, São Paulo, no estado do Rio de Janeiro (a partir da manhã), no centro sul do Espírito Santo, no centro e norte da Bahia, no centro sul do Piauí, no interior da Bahia, no centro oeste de Pernambuco, no oeste da Paraíba, no sudoeste do Rio Grande do Norte, no centro sul do Ceará e central do Maranhão. Com destaque para umidade do ar baixa nessas áreas, no meio da tarde.

     

    Ressalta-se que o calor estará presente na maior parte do Centro-Oeste, do Norte e Nordeste do Brasil e sobre o norte de São Paulo e o oeste de Minas Gerais, principalmente.


    Previsão do tempo para 18/09/2022 - domingo

     

    No Sul do país, um cavado em médios níveis da atmosfera e corredor de umidade fecham o tempo no Rio Grande do Sul, no interior de Santa Catarina, e no sudoeste do Paraná. A chuva vem com trovoadas e pode acumular volumes expressivos na Fronteira Oeste gaúcha.  No litoral do PR de SC chove também.

     

    Já no Sudeste do país, a entrada de ar frio favorece a possibilidade de ocorrência de geada no sul de Minas Gerais e diminui as temperaturas em São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Algumas nuvens se formam, mas chove apenas no litoral sul paulista e no nordeste de MG. 

     

    Pelo Centro-Oeste, o tempo firme predomina em todo o Mato Grosso do Sul, mas chove com trovoadas no Mato Grosso e em Goiás. A chuva no MT é volumosa, tem acumulados expressivos e picos de intensidade, as chances de queda de granizo são elevadas. Em GO a chuva é bem isolada e mal distribuída. 


    No Nordeste a chuva permanece concentrada na sua faixa litorânea, com acumulados pontualmente elevados sobre o sul e litoral, assim como no Recôncavo Baiano e na região metropolitana de Salvador, com ventos entre 40 e 60km/h. Nas demais áreas o tempo firme e seco predominam. As temperaturas são elevadas em toda a Região.


    Pancadas de chuva acompanhadas de trovoadas em praticamente toda a Região Norte, com condições para acumulados mais elevados no sudoeste e oeste do Pará, no Amazonas e em Roraima. O tempo firme predomina apenas no Acre, sul de Rondônia, parte do Amapá e no noroeste do Pará. As temperaturas são elevadas em todas as áreas e faz calor.

     

    Foto: Porto Alegre (RS), por André C.

     

    Alertas meteorológicos para 18/09/2022 -Domingo


    Nas capitais, chuva moderada a forte, com raios e ventos em Manaus, Belém, Boa Vista, Porto Velho, Natal, João Pessoa, Salvador,Porto Alegre

     

    Alerta para chuva de moderada a forte intensidade, com risco para temporais, raios e rajadas de vento, pelo estado do Rio Grande do Sul, com mais força no oeste do estado.

     

    Alerta para chuva de moderada a forte intensidade, com risco para temporais, raios e rajadas de vento, pelo centro norte do Mato Grosso, no sudoeste e sul do Pará e no sudeste do Amazonas.

     

    Atenção para chuva moderada a forte, com raios e rajadas de vento, em boa parte do Rio Grande do Sul e o oeste de Santa Catarina, sobre o Amazonas, nordeste, sul e oeste do Pará, sudoeste do Tocantins, centro do Mato Grosso, no norte e nordeste de Rondônia.

     

    Atenção para chuva moderada a forte, com raios e rajadas de vento, no leste e nordeste da Bahia.

     

    Atenção para chuva moderada no leste da Paraíba e do Rio Grande do Norte.

     

    Acumulados de chuva elevados no domingo (18) no oeste do Rio Grande do Sul, no sudoeste e oeste do Pará, centro norte do Mato Grosso, no Amazonas, e em Roraima, além de pontos do leste e nordeste da Bahia, incluindo Salvador.

     

    Condição para queda de granizo no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o sudoeste do Paraná no domingo (18)


    Rajadas de vento que alcançam os 60 km/h no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e no Paraná, no leste e norte do Espírito Santo, no sul e leste da Bahia.


    Rajadas de vento entre 40 e 50km/h na maior parte do Paraná, em São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, e centro sul e oeste do Espírito Santo, no Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Alagoas e boa parte da Bahia.

     

    Alerta para umidade relativa abaixo dos 20% no Piauí, no sudoeste e leste do Maranhão, no oeste de Pernambuco, sul do Ceará, noroeste da Bahia, oeste da Paraíba.

     

    Umidade do ar entre 20% e 30% em Mato Grosso do Sul, em São Paulo, no norte e nordeste do Paraná, no centro sul e triângulo mineiro, e centro da Paraíba e do Ceará, do norte da Bahia, no oeste de Sergipe e Alagoas, centro de Pernambuco.

     

    Possibilidade de geada no início do domingo (18) na serra catarinense, no sul de Minas Gerais e na Serra da Mantiqueira.

     

    Ressaca no litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, com ondas entre 2,5 e 3,0 metros de altura, e na costa de São Paulo e do Rio de Janeiro, com ondas em torno dos 2,5 metros de altura.

     

     Tendência para o Sul do País na semana: Chuva e rajadas de vento forte no Sul

     

    Frente fria provoca chuva forte em Salvador e no litoral da BA

     

    Notícias Recomendadas

    X

    + mais notícias